• Da redação

Um passeio histórico turístico


Estávamos há alguns dias em Santos, matando a saudade daquela terra que nos traz tantas recordações daquele tempo em que nossa mãe se reunia com uma amiga que tinha cinco filhas e, ela, quatro. Era uma alegria a reunião na areia da praia do Gonzaga, sempre com as “Diretoras” das adolescentes a postos! O bronzeador era óleo de coco com caldo de beterraba. Era um sucesso! Se não bronzeasse, fazia um cozido de lascar!

Nossa mãe era mais enérgica e por isso eu e minha irmã tínhamos horário para deixarmos a praia. Naquele tempo, apesar de adolescentes, obedecíamos nossa mãe (hoje isso é um milagre)! Jogávamos tênis de praia, andávamos de bicicleta, sempre sob a fiscalização das matriarcas. O maiô era de uma peça só e tinha sempre uma sainha para ficar mais discreto.

As mães ficavam sentadas em cadeiras na areia, com os olhos pregados nas meninas! Os jovens as rodeavam jogando futebol. Certa vez deram um chute muito forte, sem querer, e a bola foi estourar no guarda sol de uma das “fiscais”. Que estrago! Lá se foram algumas varetas e muitas repreensões para os meninos!


O pior é que tivemos que rir escondidas, porque o caso foi realmente muito engraçado!!! Atualmente todas estão casadas - tias, avós, algumas bisavós – e deixaram na lembrança aquelas perfeitas esculturas vivas que deixavam os meninos estonteados a até errarem o chute do gol. Que saudade!

Hoje resolvemos realizar um desejo que tínhamos há muito tempo: fazer o passeio de cinco quilômetros de bonde antigo, um passeio histórico turístico por diversos pontos interessantes de Santos. Passamos por monumentos famosos, pela Prefeitura, por prédios restaurados com relevos admiráveis, por janelas, portões e grades que vieram da Inglaterra para enfeitar a cidade. Vimos praças famosas, Palácio do antigo governo, Catedral de Santos, Praça José Bonifácio, Palácio Saturnino Brito, ruas que conservam o calçamento primitivo, enfim, um verdadeiro tesouro da cidade. A rede de bondes de Santos foi inaugurada em 1° de abril de 1870, com os vagões puxados a burros. Em 1909 a rede foi eletrificada. Ao todo, a linha percorre 40 pontos de interesse turístico.

Soubemos que a Prefeitura tem se esforçado na restauração dos prédios mais antigos. Mas, infelizmente, restam centenas deles esperando esse trabalho e o tempo não espera para derrubá-los! Quem tiver oportunidade de fazer esse passeio, não o perca! Vale a pena essa volta ao nosso passado!

Foto: Divulgação/Internet.

#Passado #Praia #Santos #Bonde #Turismo #Passeio #Histórias

0 visualização