top of page

Graduação e estágio: Estudante de gastronomia da UniFAJ destaca importância de ambos para a carreira


Setor emprega cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil. Aluna que estagia no Bier Trunk Pub Bar , em Holambra, fala sobre sua experiência com o curso e com a prática vivenciada através do trabalho.


Graduação e estágio: Estudante de gastronomia da UniFAJ destaca importância de ambos para a carreira - JC Holambra - Jornal da Cidade

A gastronomia é uma das profissões que mais tem ganho status e espaço no Brasil. Um dos maiores indicadores são os inúmeros programas de TV que abordam o assunto, como reality shows, dicas e receitas, festivais e feiras gastronômicas; tudo isso acompanhado de uma das maiores tendências no setor atualmente: a saudabilidade, movimento que tende a se consolidar e que não deve ser passageiro, pois acredita-se que esse é o futuro da alimentação. Basta mencionar que o mercado de alimentação saudável movimenta R$ 15 bilhões por ano no País e que as vendas nesse segmento dobraram no último ano. Outro comportamento que evidencia o ótimo momento do setor, é que, além da busca por produtos que apresentem aspectos práticos e saudáveis para o consumo, a alimentação fora do lar é uma prática incorporada no cotidiano de muitas pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos brasileiros se alimentam fora de casa pelo menos em algum momento do dia. Em média, a população brasileira gasta 30% do orçamento destinado à alimentação em refeições fora de seu domicílio.

Os consumidores de alimentos saudáveis são informados, exigentes, buscam transparência e responsabilidade socioambiental como valor agregado. Saudabilidade e prazer – é o que o consumidor valoriza cada vez mais na experiência gastronômica. Ele busca o prazer de preparar o alimento, compartilhar receitas, degustá-las com amigos e familiares, ampliando, assim, a experimentação de alimentos e bebidas saudáveis, étnicos, exóticos e mais elaborados”, disse Aine Assunção Santos, 19 anos (Santo Antônio de Posse), aluna do 4º semestre do curso de gastronomia da UniFAJ. Aine revela que a gastronomia sempre esteve presente na sua história, mas que nunca a idealizou como profissão e sim como um hobby. “Minha família tem como hábito reunir-se para cozinhar e conversar, minhas melhores lembranças são ao redor de uma bela mesa”, afirmou. A jovem revela que em princípio pensou em estudar música ou dança, pois toca violoncelo desde os 8 anos e dança desde os 7. “Ao longo do tempo fui percebendo que ambas as coisas (música e dança) me traziam prazer apenas quando eram feitas sem nenhuma obrigação, sem precisar realiza-las com frequência”, disse.


Faculdade e estágio E apesar do gosto pela dança e pela música, Aine optou pela gastronomia. Segundo ela, a escolha pela instituição de ensino foi motivada depois de contatos que teve com a faculdade. “Minha tia graduou-se em turismo na UniFAJ e meu namorado esta cursando arquitetura e urbanismo lá também. Em 2015 estive no evento UniFAJ Aberta e gostei muito da estrutura da faculdade, participei de várias palestras e apresentações, fiz contato com alguns professores e criei uma empatia com a instituição. Em fevereiro de 2016 comecei a cursar gastronomia”, afirmou.

A estudante diz que a ideia que tinha do campo de atuação de um gastrônomo era muito restrita, pois, para ela, o chef de cozinha era o mais conhecido na área. “Mas com diversas matérias práticas e teóricas o universo gastronômico se abriu. Hoje sei que posso atuar como consultora, gestora de A & B, personal chef, docente de gastronomia, aplicar treinamentos, elaborar cardápios, prestar assessorias, entre outros.” O próximo passo da jovem foi colocar a "mão na massa" e adquirir experiência. “Tive a oportunidade de fazer meu estágio no Bier Trunk Pub Bar na cidade de Holambra. Mesmo tendo tido experiências práticas na faculdade, o estágio foi de grande importância e impacto, o ritmo real de funcionamento de uma cozinha não pode ser passado integralmente em aula”. Para a aluna é de extrema importância e agrega um grande aprendizado poder acompanhar de perto o dia a dia do estabelecimento localizado em Holambra, que é uma cidade com influência holandesa e que recebe muitos turistas aos finais de semana. “Em Holambra pode-se encontrar restaurantes, cafeterias, padarias e confeitarias, mas não possui pubs ou choperias como a Bier Trunk Pub Bar. Os pratos e porções da choperia são parecidos com os pratos de outros restaurantes, mas a variedade de bebidas é realmente única, o ambiente é bem descontraído, há um espaço kids, no ambiente interno há uma pequena tabacaria onde é possível encontrar os melhores charutos do mundo, sempre há shows ao vivo e cover do Elvis Presley, o que é outro diferencial”, disse Aine.


Para a jovem, a formação em conjunto com a prática do estágio colaboram para que o aluno já possua um histórico profissional e ainda faz com que o mesmo tenha praticamente total noção de como é o dia a dia da profissão. “Minha formação na UniFAJ e meu estágio no Bier Trunk Pub Bar me ajudaram na formação de meu histórico profissional e me fizeram ter uma ideia do que farei no futuro”, afirmou. Os interessados em fazer estágio curricular e/ou trabalhar remunerado no atendimento ou auxiliar de cozinha no Bier Trunk Pub Bar Holambra devem enviar currículos para biertrunk.holambra@gmail.com.

25 visualizações0 comentário
bottom of page