top of page

No Dia Mundial de Combate à Aids, Rota dos Imigrantes recebe Tenda de orientações


A campanha Fique Sabendo prevê também a realização do Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em todos os postos de saúde da cidade.


No Dia Mundial de Combate à Aids, Rota dos Imigrantes recebe Tenda de orientações - JC Holambra - Jornal da Cidade

Hoje, 1º de dezembro (sexta-feira),se é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids e em Holambra a data será reconhecida através da prevenção. A Prefeitura da cidade realiza entre os dias 1º e 15 do mês que se inicia uma nova edição da campanha Fique Sabendo, que propõe ações voltadas para a orientação dos moradores.

Iniciando as atividades, equipes do departamento municipal de Saúde irão disponibilizar na avenida Rota dos Imigrantes uma Tenda Vermelha, que se encontrará disponível das 9h às 20h, promovendo um bate-papo e a distribuição de material informativo à população.

Valmir Marcelo Iglecias, diretor municipal de Saúde, ressalta que durante o ano todas as unidades de saúde de Holambra disponibilizam gratuitamente preservativos para retirada nas recepções. “Buscamos sempre informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis”, disse. “O cuidado permanente com a saúde e uma rotina sexual responsável são importantíssimos para evitar riscos de contágio”.

De acordo com o relatório divulgado em junho desse ano pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), cerca de 37 milhões de pessoas no mundo são portadoras do vírus – a maioria delas em países em desenvolvimento. No Brasil, mais de 800 mil pessoas convivem com a doença.

Além da tenda, o Fique Sabendo prevê ainda a realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em todos os postos de saúde da cidade. Acolhimento a grupos de risco, orientações, distribuição de folhetos e de preservativos também fazem parte da atividade dessa primeira quinzena de dezembro. O Teste Rápido é realizado por enfermeiras capacitadas e oferece resultados em até 15 minutos – sempre com absoluto sigilo e discrição.

Como funciona o Teste Rápido?

HIV: Se o teste for positivo, é realizada uma contraprova com outro teste, de outro laboratório. Se os 2 testes forem positivos, é confirmado o diagnóstico de HIV e o paciente é encaminhado para os serviços de referência (UNICAMP).

Sífilis: Se positivo, é realizada a coleta de sorologia e o resultado sai em 10 dias. Se confirmado o diagnóstico, o tratamento é feito dentro do próprio município.

Hepatites B e C: Após o primeiro resultado confirmado, é realizada a coleta de sorologia, em que o resultado também fica pronto em 10 dias. Se confirmado, é feito o encaminhamento para o serviço de referência (UNICAMP).

Foto: Divulgação/Internet.

16 visualizações0 comentário
bottom of page