• Da redação

Mais da metade dos brasileiros se dizem solidários


O desejo de ajudar o próximo é a principal motivação para os brasileiros se tornarem voluntários. Entre as pessoas que já participaram alguma vez de uma atividade voluntária, 55% declaram ter sido por solidariedade e 17% pela satisfação pessoal. Os dados são da pesquisa Opinião do brasileiro sobre o voluntariado, da Fundação Itaú Social em parceria com o Datafolha.

Entre o público que nunca atuou como voluntário, a disposição em ajudar também aparece como maior motivador para engajamentos futuros, com 38% por solidariedade e 5% por satisfação pessoal. Neste recorte, destacam-se ainda a atuação condicionada à realização de uma atividade específica (12%) e à maior disponibilidade de tempo (6%).


Em relação ao tipo de atividade, as ações de saúde estão em primeiro lugar, com 31% da preferência dos brasileiros. Em seguida surgem educação (24%), doação de sangue (22%), proteção animal (22%) e atividades esportivas (20%).

O estudo demonstra, entretanto, que o brasileiro ainda tem pouco envolvimento com ações sociais. De acordo com a pesquisa, apenas 28% da população declara já ter participado de atividade voluntária e destes, somente 11% permanecem atuando. A falta de tempo e a dificuldade de encontrar informações são as principais justificativas.

Saiba mais:

Entre os 28% que já participaram como voluntário:

-- Há uma proporção equilibrada quanto ao sexo: 51% são homens e 49%, mulheres;

-- cerca da metade dos que possuem ensino superior completo já participaram de alguma atividade voluntária;

-- duas em cada cinco pessoas pertencem às classes econômicas A e B;

-- mais de 60% declaram saber onde encontrar informações sobre o assunto;

-- mais da metade dos que seguem atuando estão entre 35 e 59 anos;

Dia Internacional do Voluntário

O Dia Internacional do Voluntário é celebrado anualmente em 5 de dezembro. Esta data foi criada com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta a partir de inúmeras ações.

O Dia do Voluntário foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1985. Os voluntários são aquelas pessoas que têm espírito cívico e interesse por ajudar a construir uma sociedade melhor, dedicando para isso parte do seu tempo em trabalhos sociais, sem receber qualquer tipo de remuneração por isso.

Tendo como meta os Objetivos do Milênio, definidos pela ONU em 2000, os voluntários atuam de modo a diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental, entre vários outros objetivos.

No Brasil, o Dia do Voluntário também é celebrado em 28 de agosto, data esta conhecida como Dia Nacional do Voluntariado, e instituída através da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.

Fonte: calendarr.com

Foto: Divulgação/Internet.

#Solidariedade #Brasileiros #SolidariedadenoBrasil #índices

1 visualização