• Da redação

Doces festas: sorvete de morango e pudim de coco com manga


A primavera se despede, com céu nublado e perspectiva de chuva, bem dentro de uma de suas características. No lugar de suas abundantes flores e do seu generoso perfume, as luzes coloridas que caracterizam o espírito natalino, recebem o verão que chega para assumir o posto e cumprir seu reinado, também com muitas cores, porém estas piscam e brilham!

O frescor do ar, vem como um regalo de despedida da estação que partiu, para acalmar os ânimos, que sempre ficam um pouco alterados durante este período e lembrar a todos que o Natal é muito mais amplo e abrangente no seu significado, do que o desgastante corre corre das compras.


Na torcida para que os leitores tenham um maravilhoso Natal, repleto de bons sentimentos e conscientização plena de amor ao próximo e de que o nascimento que se celebra nesta noite mágica e feliz, faça todos refletirem sobre o poder absoluto do AMOR: que derruba fronteiras e deixa todos com acesso a felicidade mais pura e simples, a coluna publica duas receitas de sobremesa, para dar um toque de doçura, na confraternização familiar!

Como fez durante todo este período festivo e também durante o ano que se aproxima do final, a coluna sugere o preparo de duas sobremesas, de baixo custo econômico, que utilizam frutas da estação e dão um toque de brasilidade as ceias festivas.

O sorvete de morango é uma receita natalina tradicional de minha família, um clássico ansiosamente aguardado e posteriormente devorado e ovacionado por todos os convivas, que minha mãe tinha aprendido com sua amiga: “Galia Barella” e que por sua vez se executava com perfeição!

A segunda leva coco e manga, com um detalhe de pimenta dedo de moça, que além de embelezar o doce, lhe confere um toque sutil de sabor!

INGREDIENTES DO SORVETE CASEIRO DE MORANGO:

500 Grs. de morango

6 Claras de ovo

18 Colheres sopa de açúcar

1 Caixa de gelatina de morango

200 grs. De creme de leite (se usar o fresco, fica ainda mais gostoso)

1 ½ Xícara de água

PREPARO:

Dê uma leve amornada nas claras e leve para bater na batedeira. Assim que ficar no ponto de neve (firme), acrescente as colheres de açúcar e siga batendo. Enquanto as claras batem e vão “aerando”, misture no liquidificador: a gelatina, o creme de leite e a água e bata até misturar.Em seguida acrescente esta mistura do liquidificador, na batedeira e siga batendo por mais 3 minutos.Junte então os morangos que deverão estar sem a parte verde e bata por mais 5 minutos.Coloque tudo numa travessa bem bonita, cubra com papel plástico e leve ao freezer.Retire 5 minutos antes de servir, decore com morangos inteiros e se delicie!Simples, barato, sem conservantes e de sabor divino!

RENDIMENTO:

6 Porções!

INGREDIENTES DO PUDIM DE COCO:

6 Ovos (clara e gema separadas)

2 Xicaras de açúcar

1 Xícara de leite

1 ½ Xícara de leite de coco

2 Envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor

1 Xícara de creme de leite (de preferência fresco) batido em chantilly

1 Pimenta dedo de moça, sem as sementes e picada bem miúda

2 Mangas cortadas em fatias

2 Colheres sopa de coco fresco ralado no ralo grosso (para decorar)

PREPARO:

Bata as gemas com uma das xícaras de açúcar, até ficar bem aerado.

Aqueça o leite e o leite de coco juntos.

Assim que o leite estiver aquecido, mantenha em fogo baixo e vá acrescentando as gemas aos poucos e mexendo até engrossar.

Hidrate os envelopes de gelatina em meio copo de água por 5 minutos e então junte ao creme de gemas, sempre mexendo e deixe esfriar.

Bata as claras em ponto de neve e acrescente ao creme que já deve estar frio, junte também o creme de leite batido em ponto de chantilly e misture tudo muito bem e delicadamente.

Molhe com água gelada uma forma que tenha buraco no meio, coloque o pudim, cubra com filme plástico e leve para gelar por 4 horas!

Junte o açúcar restante com 4 Colheres de sopa de água e leve ao fogo, até que a cor fique caramelo claro. Junte então a pimenta dedo de moça picada!

Para servir: mergulhe a forma em água fervente por 30 segundos para soltar e desenforme.

Coloque num prato redondo, com bordas, distribua as fatias de manga ao redor, regue com a calda e polvilhe com o coco ralado!

RENDIMENTO:

8 Porções!

DICA: Sugiro o sorvete de morango para a ceia de Natal e o pudim de coco com manga e pimenta para a ceia de ano novo!

NOTA: Desejo a todos os leitores um Natal delicioso no aconchego do lar e na harmonia familiar e um ano novo repleto de paz, saúde, amor ao próximo e consciência ecológica, pois se vivermos num planeta doente, tudo perde o sentido!

Grande abraço: Beatriz e família!

#holambra #natal #AnoNovo #sorvetedemorango #pudimdecoco #culinária #gastronomia

14 visualizações