• Da redação

Em Holambra, o Natal é comemorado duas vezes


Cidade segue tradição da Holanda, onde se celebra o aniversário de São Nicolau, em 6 de dezembro


O dia 6 de dezembro é visto pelos brasileiros como um dia qualquer, mas na Holanda comemora-se o aniversário de São Nicolau. A tradição desse Papai Noel holandês se enraizou em Holambra junto à figura dos seus ajudantes, conhecidos como “Pedros Negros”, os Piets.

São Nicolau era bispo e, diz a história, se tornou santo por lutar em prol de causas sociais e em defesa da criança. Para não deixar morrer esse legado, o país europeu tem um calendário cheio de festejos voltado para 6 de dezembro, quando há a troca de presentes. “O holandês é mais simbólico, segue a história à risca. No Brasil, o Natal é mais comercial do que a comemoração em si”, comparou Gabriela Gregório Wagemaker, integrante da Associação Cultural Losango, entidade à frente das comemorações de São Nicolau em Holambra.

“O dia 5 é o mais importante na Holanda. Nunca tem presentes no Natal, só no dia de São Nicolau. O Pedro Negro vai até as escolas e eu me lembro muito bem disso”, reforçou Elisabeth Nijenhuis, que passou toda a infância na Holanda.

Em Holambra, os Pedros Negros também são rostos populares. Segundo a brincadeira, eles têm a responsabilidade de verificar o comportamento das crianças, em especial perto da chegada de São Nicolau. Os ajudantes do Papai Noel dão balas para os pequenos que se comportam bem e “varadinhas” nos desobedientes. Em algumas cidades da Holanda, porém, os Piets são marrons e há proibição sobre o uso das varas. “Temos três datas em Holambra alusivas a São Nicolau. O primeiro dia é a chegada oficial dos Piets, que nesse ano aconteceu em 12 de novembro. Eles circulam pelas ruas e vão às escolas. Depois, há uma manhã de desenhos em que reunimos os pais e crianças. Por fim, São Nicolau aparece, conversa com as crianças e entrega os presentes. Em 2017, fizemos no dia 3 de dezembro, no Moinho”, descreveu Gabriela, que cresceu acompanhando a festa de São Nicolau e é descendente de holandeses.

Ainda segundo a organizadora, o dia 25 de dezembro, na Holanda, é focado ao lado religioso, com idas à missa e ceias em família.

#holambra #natal #história

37 visualizações