top of page

Seu pet no final do ano!


Data oferece riscos elevados a cães e gatos, que sofrem com algumas situações e podem parar no atendimento de emergência veterinário


O fim do ano chegou e junto com ele as festividades, que são pura diversão para os seres humanos, porém oferecem grandes riscos aos nossos amigos pets, que acabam sofrendo com diversas situações e podem parar no atendimento de emergência veterinário principalmente com acidentes domésticos que deveriam ser evitados.

A maioria dos atendimentos nestas datas envolve intoxicações alimentares, acidentes domésticos, choques e/ou queimaduras com lâmpadas natalinas, lesões cortantes e até mesmo fuga pelo medo dos fogos de artifício. Lâmpadas, bolas e enfeites natalinos são objetos que despertam muito interesse para cães e gatos, que podem engolir as bolinhas, se enroscar nos fios e até mesmo levarem choques, ou queimaduras pelas lâmpadas ou fios, por isso a dica é manter esse enfeites bem longe do alcance dos animais.

É claro que gostamos de dar aos nossos amiguinhos tudo do bom e do melhor e associamos o que gostamos de comer com os “agradinhos” para eles, porém é importante ressaltar que muitos desses alimentos podem fazer mal aos nossos bichinhos, portanto, o ideal é evitar dar restos de guloseimas de final de ano como petiscos para os nossos companheirinhos, osso de aves por exemplo podem causar perfurações de órgãos e são completamente proibidos para os pets. O chocolate é potencialmente tóxico para os cães, devendo passar bem longe dos nossos amigos. Os cães até podem comer algumas frutas como: banana, maça, pera e outras não devem ser fornecidas com laranja, abacaxi, kiwi, abacate, manga, entre outras.

Como é muito difícil resistir aos olhares pidões que as vezes conseguem nos manipular e como você provavelmente não vai deixar seu grande amigo fora da ceia, a dica é dar alimentos específicos para os pets com ingredientes que não fazem mal a sua saúde que você encontrará nos pet shops, como panetones, petiscos, biscoitos, carnes defumadas e até cerveja próprios para os animais.É sempre bom lembrar que não é apropriado haver muita variação na alimentação dos animais, nesse quesito menos é mais. As mudanças bruscas de alimento podem causar diarréias, dores de estômago, vômitos, gastrite e outras alterações.

Parece impossível pensar em um cãozinho com intoxicação por álcool no hospital, não é mesmo? Pois é... isso as vezes acontece pois as pessoas deixam suas bebidas em lugares de fácil acesso aos pets, portanto mantenha as bebidas longe dos animais, pois o álcool é absorvido rapidamente pelo fígado causando náuseas, vômitos, problemas respiratórios e até mesmo coma.

Os fogos de artifício causam pânico extremo nos animais, especialmente nos cães que possuem uma audição extremamente avançada. Eles podem se acidentar por tentar fugir e/ escapar, muitos deles se tornam agressivos e até se automutilam. A melhor opção sempre é o tutor estar por perto, e acalmar o animal, podendo até colocar algodões em seus ouvidos para diminuir o volume do barulho.

Gatos costumam não gostar de agitação, pessoas estranhas e sons fora do normal, por isso, caso a festa seja em sua casa, os coloque em um cômodo separado da casa para que não fiquem estressados. Existem várias técnicas para condicionar o seu animal a não ter medo de fogos e devem ser iniciadas bem antes da virada do ano, como por exemplo colocar vídeos de fogos, algumas vezes ao dia começando com volume baixo e aumentar gradativamente o volume e realizar o reforço positivo, fornecendo diversos petiscos durante o som, carinho, falar o nome do animal, até ele começar a se acostumar com os sons; Pode-se também colocar uma música alta no cômodo em que o animal irá ficar no sentido de abafar os sons dos fogos, televisão alta também pode ser uma boa pedida; Lembrar sempre de fechar bem as portas e janelas; Caso o cão esteja assustado e nervoso, não o pegue no colo, tente demonstrar para ele que você está calmo e no controle da situação, demonstre que ele está protegido ao seu lado, tente não reforçar o comportamento de medo do seu animal. É claro que cada animal responde de um jeito, muitos respondem rápido, outros devagar e outros podem nem responder a esta técnica. Homeopatia, florais, medicamentos e sedativos devem ser sempre administrados com orientação do médico veterinário havendo até a possibilidade de internação para monitoramento nestes momentos mais estressantes (em casos de medo extremo).

Se caso for viajar de carro e levar seu amigo, a dica é deixa-lo em jejum duas horas antes da viagem, faça paradas para que o animal possa fazer suas necessidades bem como beber água e nunca o deixe sozinho e fechado no interior do veículo.

Nossas tão sonhadas festas de final de ano, podem se tornar momentos de muito estresse para os nossos animais, por isso consulte sempre o seu médico veterinário para que ele possa o aconselhar sobre os cuidados para cada situação, e mantenha sempre uma plaquinha de identificação no seu pet, caso ele se assuste e fuja.

Desejo um um ótimo ano novo com muita saúde a todos principalmente aos nossos filhos de 4 patas!!!

4 visualizações0 comentário
bottom of page