• Da redação

Discrição é segredo para evitar furto em casas vazias


Segundo polícia, postar fotos ou avisar que está viajando pelas redes sociais pode causar transtornos


Faz pouco mais de uma semana. Na véspera do Natal, uma mulher foi viajar e deixou a casa sozinha no Jardim Holanda, em Holambra. Algumas horas depois, bandidos furtaram o imóvel e a moradora acabou sendo obrigada a voltar do passeio imediatamente, avisada pela vizinha.

Segundo a Polícia Civil da cidade, casos como esse podem ser evitados com a discrição de pessoas, que viajam e deixam a casa vazia - algo comum nessa época do ano. A recomendação é evitar postar fotos nas redes sociais ou informar da viagem pelo facebook, onde pode haver internautas com más intenções.

Além de trancar todas as portas direito, sem deixar o cadeado para o lado de fora (o que indica que não há ninguém em casa), é aconselhável pedir para que um vizinho fique de olho na casa. Porém, avise sobre a viagem apenas para uma pessoa de confiança, reforçando que ela não comente com outros que moram nas proximidades. O perigo é a notícia espalhar, chegando para quem não deve.

De acordo com a Porto Seguro, deixar as luzes acesas durante toda a viagem pode despertar a atenção de dia, indicando ausências de pessoas. Se possível, a seguradora recomenda que os moradores instalem temporizadores em algumas luzes da casa.

#holambra #fimdeano #anonovo #segurança

8 visualizações