• Da redação

Cinco cuidados ao viajar de carro a partir de hoje


Especialista da Total dá dicas para a manutenção adequada do veículo


Imagem da Internet

Faltando poucas horas para 2018, muitas pessoas já pegaram estradas ou ainda vão pôr os pés na estrada para curtir e aproveitar o período das festas de fim de ano e as férias de janeiro.

Mas, para que o período não seja marcado por inconvenientes, a Total Lubrificantes do Brasil – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – explica o que fazer para garantir a revisão adequada do veículo.

De acordo com o coordenador Técnico, Fábio Silva, o check-list vai além dos componentes básicos que o motorista normalmente presta mais atenção. “Alguns itens devem ser vistos pelo mecânico de confiança, como o freio e a suspensão, por exemplo”, explica.

Confira, abaixo, os cinco cuidados listados pelo especialista da Total Lubrificantes do Brasil ao pegar a estrada neste fim de ano:

1- Óleo e filtro: devem ser trocados de tempos em tempos, conforme recomendação do fabricante do veículo, ou quando atingir a quilometragem recomendada para troca. Porém, é importante estar atento para que as substituições sigam as mesmas especificações da montadora.

2- Pneus: é necessário calibrá-los, bem como o estepe, e avaliá-los se há diferenças de pressão no veículo carregado e vazio, desde que não estejam gastos. A avaliação do desgaste é feita de forma simples pelo TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu), que são saliências que ficam entre as ranhuras do pneu.

3- Suspensão, bateria e palhetas: devem ser revistas a cada 10 mil quilômetros, incluindo a geometria e o balanceamento. Além disso, é fundamental avaliar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes, inclusive a bateria. Já as palhetas não podem estar tortas, nem com a borracha ressecada.

4- Painel e Lâmpadas: representam as condições do veículo, por isso, em caso de dúvida sobre o significado das luzes, consulte o manual do carro. Nunca viaje com alguma lâmpada queimada, pois é perigoso e ainda pode render multas ao motorista.

5- Itens de Emergência: antes de pegar a estrada, verifique se todos os componentes básicos de segurança estão no lugar. Entre eles, não podem faltar o triângulo, a chave de roda, o macaco, o estepe e o extintor, que precisa estar dentro do prazo de validade.

#holambra #fimdeano #anonovo #segurança

6 visualizações