top of page

Como alcançar o sucesso em 2018?


A importância da sabedoria para tomar as decisões da vida (Rabino Samy Pinto)


Samy é o responsável pela sinagoga Ohel Yaacov, em São Paulo

Com a aproximação do fim de ano, é comum ver as pessoas prontas para definir suas resoluções para os próximos 365 dias. Este é o momento para se pensar o que será de 2018.

No começo, as pessoas entram no ano novo empolgadas para buscar o sucesso esperado, conseguir um emprego, viajar mais, emagrecer e, até mesmo, aproveitar mais a vida. Há um tempo, o psicólogo britânico, Richard Wisemen, liderou uma pesquisa que apontou que apenas 10% das pessoas conseguem alcançar o que haviam projetado.

Esse parece ser um cenário nada positivo.

Para trazer um pouco de luz e motivação para começar 2018, o Rabino Samy Pinto, responsável pela Sinagoga Ohel Yaacov, compartilha um pouco da sabedoria milenar judaica e sugere uma nova resolução para se buscar no início deste ano.

Busque a sabedoria

No dia a dia, é comum a necessidade de definir prioridades, tomar decisões e planejar estrategicamente. Para seguir os melhores caminhos, é que se deve buscar a sabedoria como principal objetivo para o ano novo. “Gosto de refletir sobre a passagem em que D’us oferece à Salomão o que ele quiser, e o rei pede um “coração entendido” para julgar o seu povo e que prudentemente discrimine entre o bem e o mal. Ele escolhe sabedoria e como acréscimo recebe riqueza, glória e fama. Está é uma mensagem muito importante, se buscarmos o entendimento com a intensidade que buscamos os bens materiais, saberemos como tomar as melhores decisões durante todo o ano”, explica.

“Penso que em 2018, a sociedade deve resgatar o fato da sabedoria ser reverenciada. Hoje, infelizmente, estamos valorizando o esperto e o malandro. Espero que no próximo ano, resgatemos a imagem dos sábios pelo acúmulo de experiências adquiridas no decorrer da vida. Que em 2018 busquemos os conselhos dos anciões e sábios e não dos espertos e dos malandros”, completa o rabino Samy Pinto.

Mas de onde provem a sabedoria? Onde está o lugar da inteligência?

Mas a sabedoria não vem de uma hora para a outra, de acordo com Samy, ela não é instantânea e nem espontânea. Por isso para obtê-la, deve-se aproveitar todas as oportunidades para continuar a aprender, seja criança, jovem, adulto ou idoso. “Um ensinamento dado por Salomão é que há tempo para tudo. Cada momento da nossa vida é único e não pode ser vivido de novo. Ele passa como as águas dos rios, estão em constante movimento. Mas, sempre há tempo de estudar, seja nas cadeiras escolares, nas poltronas acadêmicas, em casa, nas viagens culturais e no lazer”, aconselha.

O Rabino Samy finaliza a resposta apresentando dois caminhos importantes para 2018. “A sabedoria vem do temor a D’us e da inteligência da fuga do mal. O que isso quer dizer? Que não podemos persistir nesta busca de algo melhor sem definirmos o que é o bem e o que é mal. E que o temor a D’us é fazer o que é certo, o que é ético e o que é moralmente correto, independentemente de onde se esteja. Com isso, faremos um 2018 melhor não só para si mesmo, mas também para todos ao redor”, completa.

Sobre o Rabino

O Rabino Samy Pinto, formado em Ciências Econômicas, se especializou em educação em Israel, na Universidade Bar-llan, mas foi no Brasil que concluiu seu mestrado e doutorado em Letras e Filosofia, pela Universidade de São Paulo (USP). O Rav. Samy Pinto ainda é diplomado Rabino pelo Rabinato chefe de Israel, em Jerusalém, e hoje é o responsável pela sinagoga Ohel Yaacov, situada no Jardins também conhecida como sinagoga da Abolição, em São Paulo.

22 visualizações0 comentário
bottom of page