top of page

Em busca da boa forma


Para quem quer fazer as pazes com a balança despois das festas de fim de ano, professor alerta que não tem receita mágica

Nem sempre é fácil manter a dieta e comer de forma balanceada com tantas festas no fim do ano. Quem nunca exagerou nessas ocasiões que atire a primeira “comida”, afinal, como todos dizem: “ninguém é de ferro”.

Mas passadas as festas de final de ano, muitos querem começar o novo ano perdendo os quilinhos extras, que ganharam depois dos exageros alimentares cometidos durante as ceias. Nessa hora vale de tudo, menos inventar dietas malucas que vão prejudicar a saúde e deixar mais vulnerável às viroses e intoxicações comuns durante o verão.

O professor de educação física Ederson Francisco Huca, que trabalha em uma academia de Holambra com natação e musculação, diz que é comum aumentar a procura no início do ano. De acordo com ele, as pessoas vão ao local devido aos exageros cometidos nas festas de fim de ano e para estarem em forma no carnaval.

Para quem exagerou nas festas, o professor alerta que não tem receita mágica, muitas vezes, anunciada como “verdadeiros milagres”. Ederson comenta que a pessoa precisa entender que não será da noite para o dia que vai conseguir eliminar os ganhos de peso. “Mas com rotina e combinação de atividades físicas, aliada a um controle nutricional, vai ser a maneira segura e adequada para ter um melhor resultado com qualidade”.


O professor salienta que os cuidados têm de serem tomados, conforma atividade física escolhida. No entanto, ele observa que a pessoa pode iniciar por uma prática que goste, sinta afinidade ou aptidão, com acompanhamento de um profissional da área que dirá o que é mais indicado.

Segundo Ederson, não é treinando três horas por dia, ou duas vezes no mesmo dia, sendo seis vezes na semana, que trará um resultado mais rápido. “Isso pode acarretar em riscos para lesões, e, outros casos, até mesmo a morte. Ninguém deve pressa de conseguir seus objetivos, a direção é mais importante do que a velocidade nesse caso”, alerta.

Ederson ressalta que é importantíssimo o acompanhamento de profissional qualificado, pois ele que irá instruir o aluno a uma prática de atividade segura. “O professor ideal é aquele que enxerga a necessidade do aluno e o orienta da maneira ideal, respeitando a individualidade de cada um”.

Sendo assim, é hora de levantar do sofá, como uma roupa confortável e partir para os exercícios. Isso, porque, os benefícios dos exercícios vão além de uma barriga tanquinho, bíceps definidos ou corpo atlético.

Muito suor

Há um ano e meio fazendo academia, os exercícios auxiliaram Matheus Rosa Moreira, de 16 anos, na socialização com outras pessoas. Nesses dias de festas, para manter a forma, ele contou que lembrar daquilo que aprendeu nas aulas, principalmente, musculação seu esporte favorito. .


Porém, Matheus confessou que não deixa de dar aquela escapada na dieta para poder curtir esses momentos especiais. Mas, ele conta que atividade física é uma parte fundamental do seu dia, por que é quando consegue quebrar a rotina de estudos, ocupar a cabeça e se sentir bem consigo.


Priscila Soares Galli, de 32 anos, prefere a musculação e exercícios aeróbicos intercalados em um circuito, pois os treinos assim são animados e variados. No entanto, nesses dias de comemorações ela disse que não se priva de nada. “Apenas lembro-me que tenho que esforçar mais despois das festas”, afirma.

Segundo Priscila, com as atividades físicas fazem a sentir melhor em vários aspectos, como ter disposição para trabalhar e qualidade para dormir.

O professor Ederson deixa um convite a todos que quiserem fazer uma aula experimental na Corporium Academia.00 metros de pista.

10 visualizações0 comentário
bottom of page