top of page

A SINFÔNICA DE CAMPINAS


“A proposta do vereador Paulo Galtério do PSB, de acabar com a Orquestra Sinfônica de Campinas sob o argumento que ela representa um alto custo para o Município em folha de pagamentos- R$13 milhões ao ano, com seus 88 músicos, provocou reações indignadas nas redes sociais e na Classe Artística ontem (dia 2 de dezembro).

O maestro da Sinfônica , Victor Hugo Toro sustenta que o grupo dá bom retorno à cidade, com 60 apresentações no ano, para um público de mais de 50.000 pessoas e 3.000 crianças nas atividades didáticas.”

Essa notícia foi publicada no “Correio Popular” de Campinas e indignou essa cidade inteira! Pela Internet milhares de pessoas demonstraram sua perplexidade diante de tal absurdo!

O Sr. Jorge Alves de Lima, Historiador e Membro da Academia Paulista de História diz: “Estou perplexo. Referido vereador, advogado, demonstrou uma falta de equilíbrio , atentando contra as tradições culturais da cidade de Campinas. Acima da Orquestra Sinfônica de Campinas está o povo de Campinas que sempre ao longo da História tem honrado as tradições artísticas, inclusive na Europa, com a presença marcada de Carlos Gomes, o maior gênio musical do Continente Americano de todos os tempos, e termina: Tal vereador, se tivesse um pouco mais de brio, deveria renunciar por incapacidade e ignorância.”

Mas o povo de Campinas não permitirá que nossa Brilhante Orquestra Sinfônica tenha o mesmo destino de nosso Famoso e tão bem construído “Teatro Municipal” e que alegando algumas trincas em sua antiga construção, o prefeito Ruy Novaes decidiu, infelizmente, pela sua demolição em setembro de 1965!!

Esse Teatro marcou uma época, com apresentações de óperas, balés, peças teatrais, formaturas e outras eventos importantes. Sua demolição deixou uma enorme lacuna em nossa cidade! Segundo os entendidos foi o maior crime contra a história cultural da cidade, símbolo maior de uma Campinas rica, culta e elegante.

Nosso grito de guerra ressoará e com certeza essa proposta de acabar com nossa Sinfônica irá para o mesmo lugar para onde foram outras tentativas como essa tão absurda e inacreditável !!!

5 visualizações0 comentário
bottom of page