• Da redação

Investe SP abre nova seleção para programa gratuito de mentoria para exportação


Por meio de convênio, agência expande atuação de seu núcleo de atuação e chega a Holambra

A Investe São Paulo está com inscrições abertas para as empresas que quiserem se candidatar para participar gratuitamente do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As inscrições são feitas no link http://bit.ly/peiexsp2018.

Até meados de setembro, a Investe SP era coordenadora do programa apenas para a região metropolitana de São Paulo, que engloba 39 municípios. Porém, para a segunda fase do convênio com a Apex-Brasil, a agência de promoção de investimentos e exportações paulista expandiu sua área de atuação para todos os municípios localizados dentro de um raio de 100km de distância da capital. O leque foi aberto para 105 novas cidades, sendo 19 delas da região metropolitana de Campinas, entre elas Holambra.

Assim, durante um ano, 130 empresas paulistas selecionadas serão atendidas pelo programa, que tem como objetivo estimular e promover a cultura exportadora nas empresas por meio de mentoria gratuita - principalmente as pequenas e médias.

Podem ser aprovadas empresas que possuem perfil e potencial para exportação sediadas nas cidades.

Como funciona

As empresas selecionadas são as que possuem algum serviço ou produto com potencial para exportação, disponibilidade para serem capacitadas e CNPJ. No início do atendimento, os técnicos do PEIEx verificam o nível de preparo da empresa para exportar, avaliando junto ao representante de cada empresa os procedimentos e controles existentes e ajudando a definir um plano de comércio exterior. Ao final do processo, a empresa participa de um “evento teste”, onde buscará expor seu produto a compradores internacionais.

Ao longo do PEIEx, as empresas participantes têm acesso não só à mentoria personalizada dos técnicos, mas também a palestras, workshops e eventos de networking junto com os outros participantes do programa.

Histórico

A primeira fase do convênio firmado entre a Apex-Brasil e a Investe São Paulo no início de 2016 para o Programa foi um sucesso. Das 131 empresas atendidas, 110 responderam à pesquisa de satisfação realizada. Um total de 88 delas – cerca de 80% consideraram-se muito satisfeitas ou satisfeitas com o atendimento recebido.

#holambra #exportação

3 visualizações