top of page

Confira dicas de segurança para quem vai viajar


Seja no aeroporto, porto, rodoviária ou até mesmo num ponto de transporte coletivo, as dicas são as mesmas:

- Não descuide por nenhum momento dos seus pertences.

- Identifique sua bagagem: use e abuse de etiquetas, laços, fitas coloridas, grandes e chamativas para que possa reconhecer sua mala ou bolsa com facilidade. Pois, caso perca seus pertences ou sejam desviados estes serão facilmente identificados.

- Cuide-se para não cair em armadilhas, como: pessoas que se aproximam para puxar conversa e pedir para tirar fotos com o único intuito de te distrair para furtar objetos. A ideia não é se isolar das pessoas, mas, procure conversar e ao mesmo tempo cuidar de suas malas.

- Quanto a trocar dinheiro, a dica é fazer o ato com exclusividade em casas de câmbio ou bancos autorizados. Evite fazer a troca em rodoviárias e aeroportos, que geralmente tem fluxo intenso de pessoas.

- Contate somente táxis credenciados. Porém, caso opte por utilizar aplicativos de transporte, uma dica válida é comentar com algum familiar ou amigo de sua confiança. Tente anotar a placa do veículo ou tirar foto discretamente.

- Na parada para um lanche ou uma ligação mais demorada, não fique de costas para a sua bolsa.

Enquanto estiver no hotel:

- Na hora de fazer o check-in ou check-out deixe suas malas com um funcionário identificado do hotel. Se não for possível, coloque-as bem próximo a você e o balcão da recepção.

- Quando for se alimentar procure deixar seus pertences no seu quarto. Você ainda pode solicitar para algum funcionário que sejam guardados no bagageiro do hotel para ter mais tranquilidade.

- Nunca deixe sua carteira, celular, relógio, óculos ou outros objetos pessoais em cima da mesa ou cadeira.

- No momento em que for aproveitar a área comum do hotel, como piscinas, churrasqueiras e saunas, continue vigiando os seus pertences.

- Caso receba visitas no quarto, é indispensável o preenchimento da ficha do visitante na recepção.

- Na hora de sair para explorar a cidade, peça informações aos funcionários identificados do hotel, estes te ajudarão com sugestões de passeios, rotas, alimentação, etc. Não pergunte a estranhos.

- Use o cofre disponível no seu quarto para guardar seus bens com segurança.

- Evite comentar assuntos relevantes com estranhos, como a respeito de bens materiais.

- Caso faça o chec-out antes de retornar ao local, mantenha a mala no hotel para que possa finalizar suas tarefas e retornar ao hotel para pegá-las antes de pegar a estrada.


Para curtir a viagem:

- Tente não andar por ruas e lugares mal iluminados e em horário mais tarde, especialmente em lugares desconhecidos. Estes pontos geralmente são os preferidos para possíveis atos criminosos.

- Se necessitar de informações, dirija-se a um balcão de informações ou alguém autorizado.

- Caso seja vítima de um assalto, se esforce ao máximo para manter-se calmo e não reaja em hipótese alguma.

Fonte: Grupo GR

6 visualizações0 comentário
bottom of page