top of page

Carnaflores, o Carnaval mais florido do Brasil pede passagem para a sustentabilidade


A tradicional Parada das Flores promete dar o tom da festa, colorindo as ruas da cidade com carros alegóricos repletos de flores e plantas naturais

Encerrando o desfile dos irreverentes blocos de Carnaval de Holambra, amanhã, dia 13, o público será contemplado com mais uma edição da linda e multicolorida Parada das Flores. Um desfile com esculturas florais compostas por milhares de flores, folhas e sementes, verdadeiras obras de arte que após o desfile ficam expostas na dispersão, campo localizado atrás da Igreja matriz, para serem apreciadas mais de perto pelo público presente.


A tradicional Parada das Flores de Holambra foi inspirada no famoso desfile holandês Bloemencorso, um cortejo de carros alegóricos que acontece todos os anos entre as cidades de Noordwijk e Haarlem no sul da Holanda. Em Holambra, o grupo de organizadores, conhecido como Raad van Elf - o grupo dos 11, conta com o apoio de diversos produtores da cidade e região, que doam flores e plantas para a confecção dos carros alegóricos.

Artistas florais, moradores de Holambra e diversos profissionais passam várias horas montando os arranjos e elaborando as fantasias e adereços. Um maravilhoso espetáculo que tem o apoio da Cooperativa Veiling Holambra, que contribui para tornar a festa um verdadeiro canteiro de flores, cheio de alegria e emoção.


Segundo os organizadores, esta é uma festa feita para as crianças e suas famílias. Muito alegre e bonita, é aguardada não só pelos imigrantes holandeses e pelos moradores de Holambra, mas por muitos turistas e suas famílias que participam todos os anos, pois, além de muito bonita, é uma festa familiar com brincadeiras divertidas num clima saudável para todos, onde se celebra a beleza, colorido das flores e a própria vida.

Para este ano, os produtores Veiling contribuíram com milhares de flores e planta que serão usadas na confecção dos carros alegóricos, e demais decorações. São cerca de, 15 mil hastes de rosas, 16 mil vasos de flores e plantas e 30 mil hastes de flores diversas, tudo para festejar o Carnaval com muita alegria e beleza.


O desfile acontecerá na terça-feira de Carnaval, a partir das 13 horas, com a concentração dos foliões e carros alegóricos na região central da cidade, Praça dos Pioneiros. Depois os blocos e foliões seguirão pela Avenida Maurício de Nassau, se reunindo novamente ao final do desfile no Campo de Futebol localizado atrás da Igreja Matriz.


31 visualizações0 comentário
bottom of page