top of page

Holambra é exemplo de participação de mulheres na política


Cada vez mais as mulheres tomam a frente de cargos que antigamente eram exclusividade dos homens em todo o mundo. Mesmo sendo uma porcentagem ainda modesta na política, algumas se destacaram e atingiram o objetivo de liderança e se tornaram uma forma de incentivar o interesse e manifestar a maior participação feminina na vida pública.

O site do JC Holambra conversou com Jacinta Elizabeth van den Broek (PSDB), vereadora reeleita, que cumpre seu terceiro mandato. Jacinta tem 49 anos e é Bacharel em Relações Públicas e em Direito. Sua trajetória na política começou quando teve a oportunidade de participar das reuniões do Grupo Pró Emancipação de Holambra, fim dos anos 80. O interesse dela foi crescendo à medida que presenciou a primeira eleição do município.


No segundo pleito, ela tentou uma vaga no Legislativo. “Não alcancei o objetivo, recebi 71 votos (2ª suplente), mas, comecei a ganhar experiência e musculatura. Na 3ª Legislatura, com 174 votos, conquistei, enfim, uma cadeira no Legislativo de Holambra, tendo sido uma das primeiras mulheres a ocupar uma vaga”, lembra.

Já na a 4ª Legislatura, Jacinta recebeu 229 votos, a 7ª mais votada, porém, não foi eleita por conta da legenda e ficou como vereadora suplente. “Logo após, me retirei do cenário político para me dedicar mais à minha família, que estava aumentando e a minha carreira de bancária, em que atuei por 22 anos”, recorda.

Na 6ª Legislatura (2013 a 2016) foi convidada pelo atual Prefeito Fernando Fiori de Godoy e Pedro Weel para retornar à política e, assim, conquistou mais uma vez a eleição como vereadora, tendo obtido 293 votos. “Como em um time que se ganha, não se mexe, a população de Holambra renovou o meu contrato para a 7ª Legislatura (2017 a 2020), tendo obtido 389 votos no último pleito eleitoral (4ª mais votada)”, ressalta.

A vereadora acredita desempenhar as atribuições do cargo com responsabilidade, comprometimento, seriedade, sempre pautada na ética e na transparência. “A população entendeu que a renovação deve existir quando a administração vai mal, o que não aconteceu com esta, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo. Por isso, devemos juntos buscar o melhor possível. Se o foco for a busca do bem comum, esta será a fórmula do sucesso de qualquer administração”, salienta.


Segundo Jacinta, sua prioridade será sempre dar atenção às demandas da comunidade, estimular e interagir com a população, para participar da tomada de decisões, integrar os setores, melhorando meios e processos e fiscalizar o Executivo. “Também me preocupo com o futuro de nossa cidade, o quanto queremos crescer como Estância Turística e a importância da manutenção de nossa área agricultável como principal fonte geradora de trabalho e renda para milhares de pessoas”, reforça.

Família e trabalho

Jacinta é casada com Luciano van der Heijden há 16 anos e tem dois filhos: Pedro Henrique e Ana Luísa e divide o seu tempo entre a família, produção de plantas, rotina de estudos e afazeres extraescolares das crianças e os cuidados com os seus pais. “Atualmente , quando tenho tempo livre, gosto de fazer experimentos com o plantio de sementes e mudas de plantas ornamentais e auxílio em algumas atividades do sítio do meu marido quando necessário”, conta.

Segundo a vereadora, o estudo e trabalho sempre fizeram parte da sua vida. Já trabalhou de garçonete, cuidadora de crianças, guia turística, secretária, como Contas a Pagar e Receber, Relações Públicas, e, finalmente, como vereadora e bancária. Em sua carreira no banco Itaú, trabalhou como caixa, agente comercial, assistente e gerente.


Além de Holambra, já trabalhou em Jaguariúna, Limeira, Piracicaba, Pedreira e Artur Nogueira, tendo se desligado do último emprego em 2017. “Em um breve resumo, esta é a minha história de vida e carreira”, se orgulha. A vereadora se despede com uma frase destinada ao Dia Internacional da Mulher: “Parabéns a todas as mulheres, por sua garra, sensibilidade e determinação!”, finaliza.

O Legislativo Holambrense, além de Jacinta, conta com Naiara Regitano Hendrix (PMDB), que está em seu terceiro mandato, foi vice-prefeita e é a atual Presidente da Câmara Municipal.

39 visualizações0 comentário
bottom of page