• Da redação

Holambra realiza mutirão de vacinação amanhã


Com o objetivo de imunizar 95% da população de Holambra contra a febre amarela, o município realiza neste sábado, 17 de março um mutirão de vacinação. A ação acontece das 8h às 17h na Policlínica Municipal e nos PSF Santa Margarida e Imigrantes.

A vacinação é resultado de pedidos feito ao Governo do Estado por mais doses. Em 2017, 990 pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela e, esse ano, de 1º de janeiro a 2 de março, 430 pessoas já receberam a dose. Holambra não registrou nenhum caso confirmado e nem suspeito da doença.

O diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias explica que o trabalho de cobrança ao governo vem sendo realizado permanentemente em Holambra. “Antes, eram disponibilizadas 30 doses semanais, no mês passado conseguimos ampliar esse número para 50 e este mês durante duas semanas conseguimos 100 doses da vacina," comenta.

Para participar do mutirão é necessário que o morador leve até uma das unidades de saúde participantes o cartão cidadão acompanhado de um documento com foto e caso possuir, a carteira de vacinação.

Quem não deve tomar a vacina

De acordo com o diretor do setor de Vigilância em Saúde, o médico sanitarista Paulo César Madi, doadores de sangue que realizaram o procedimento de doação há menos de 30 dias devem esperar para receber a dose. Gestantes e mulheres que amamentam há menos de 6 meses também devem aguardar.

A vacina também não é indicada para bebês com menos de 9 meses e idosos acima de 60 anos. Pessoas com doenças autoimunes e diabéticos também precisam procurar um médico antes de receber a dose.

#febreamarela #Vacinação

1 visualização