• Da redação

Posto itinerante na Unasp


A chefe do Cartório Eleitoral de Mogi Mirim, Rogéria Beatriz Loura, contou que representantes da Unasp procuraram o cartório no final do ano passado e ofereceram a parceria que foi aprovada pelo Tribunal Eleitoral. A Unasp cedeu espaço, internet e funcionários (o atendimento é feito por sete estudantes, além de dois representantes da Unasp que respondem pelo posto).


O posto itinerante facilitou o atendimento, principalmente, aos moradores de Engenheiro Coelho e Artur Nogueira, mas está aberto para eleitores das cidades atendidas pelo cartório de Mogi Mirim. Também é preciso fazer agendamento e funcionará até dia 20 de abril, das 12h30 às 17h.

Lurival Pereira de Campos Júnior, funcionário do cartório responsável pelo posto itinerante, adiantou que, no momento, a prioridade é atender os eleitores que precisam alistar ou regularizar o título. Nas últimas duas semanas, o posto atendeu, em média, 90 pessoas diariamente. Lurival informou que o atendimento é feito, no máximo, 48h após o agendamento, mas acredita que a demanda vai aumentar nas próximas semanas, impossibilitando agendamentos nos últimos dias.

Biometria

A biometria (identificação digital dos eleitores) não será obrigatória em Holambra este ano, mas todos os eleitores terão de fazer o recadastramento biométrico até maio de 2020 (ano das eleições municipais). Rogéria adiantou que serão cancelados os títulos dos eleitores que não fizerem o recadastramento e adiantou que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deve buscar parcerias com as cidades.

“O levantamento para a biometria deve começar no final de janeiro de 2019 e, provavelmente, o TRE verificará a estrutura das cidades para, através de parcerias, abrirem postos itinerantes”, informou.Para este anoResumindo, Rogéria frisou que a biometria não será obrigatória este ano, mas o prazo para eleitor que precisa solicitar o primeiro título ou atualizar o documento termina dia 9 de maio.

Com a agenda lotada, a média de atendimento é de 100 pessoas ao dia (das 12h às 17h45 em Mogi Mirim) e a saída é solicitar uma senha e esperar por um encaixe. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência atualizado em nome do eleitor (contas de luz, água, gás ou telefone, envelopes de correspondências e até contracheque).

Para os menores que não contam com comprovante no seu nome, é válido correspondência em nome dos responsáveis. Até o momento, Holambra conta com 10.405 eleitores cadastrados.

Contatos

Cartório de Mogi Mirim: Rua 13 de Maio, 430. Telefone: 3862-0193. Posto Itinerante na Unasp: 3858-9650.

#Eleições2018

0 visualização