• Da redação

Praça revitalizada vai homenagear Bentão



Praça da Prefeitura receberá o nome de ‘Bento Euzébio Tobias’

As obras estão em andamento e, num primeiro momento, até são questionadas: por que refazer uma praça? Mas há justificativa: a revitalização da praça em frente à Prefeitura faz parte do projeto de remodelação da Alameda Maurício de Nassau. É a terceira etapa, fechada em pouco mais de R$ 511 mil, e financiada com recursos do Governo Estadual.

Após a reforma, o espaço receberá o nome de ‘Bento Euzébio Tobias’, uma homenagem ao Bentão (o projeto do Executivo para a denominação da praça foi aprovado pela Câmara).As obras foram iniciadas no começo do ano e a intenção, de acordo com o Departamento Municipal de Obras, é finalizá-las até outubro.

O diretor da pasta, José Ricardo Cortez, informou que a remodelação visou, além do embelezamento, o respeito às normas de acessibilidade, com a colocação de piso podotátil em todo espaço, ciclovia e passeios.

O projeto também priorizou o meio ambiente, com implantação de sistema de drenagem, colocação de piso intertravado e piso grama voltados à penetração das águas da chuva. “O embelezamento ficará por conta da colocação de um espelho d’água e de um pergolado, além de luminárias e da reforma e ampliação do paisagismo”, completou Cortez, ao citar ainda que o espaço contará com uma melhor redistribuição das vagas de estacionamento.

Cortez destacou que a terceira etapa não encerrará a remodelação da alameda: a administração apresentou a quarta etapa, que consiste na revitalização da praça em frente à matriz Divino Espírito Santo, projeto já aprovado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).


Aprovado

O pedreiro aposentado Antônio Valentino Figueira, de 69 anos, considerou a reforma “ótima” porque “benfeitoria na cidade é tudo”. “Aqui (Alameda Maurício de Nassau) é o cartão de visita da cidade”, disse. Ele destacou que o local vai beneficiar, principalmente, o morador de Holambra. “Somos nós que vamos até a Prefeitura”, justificou, ao acrescentar que o turista também aproveitará porque “procura o que é bonito”.

Também aprovou a homenagem e disse que conheceu Bentão ainda criança, quando morava em Santo Antonio de Posse. “Ele morava na Fazenda Jequitibá e vinha no colo do seu pai, junto com a sua irmã, Fátima”. Para Antônio, é uma justa homenagem “pelo que o Bentão fez e representou para a cidade”.

#AlamedaMauríciodeNassau #Revitalização

20 visualizações