top of page

Requinte e simplicidade: Torta Rústica!



Divulgação

As noites frescas de outono são um convite ao aconchego do lar, no calor do convívio familiar, para o merecido descanso depois de um dia de trabalho ou da rotina escolar da criançada. As temperaturas mais frescas também aumentam o nosso apetite, o que consequentemente conduz nossos pensamentos na direção da esfera gastronômica e, muitas vezes, me pego pensando, já no meio da tarde, sobre qual prato irei preparar para servir no jantar.

Normalmente nesta época, fico muito direcionada a preparar sopas dos mais diversos sabores, mas eventualmente surge aquela vontade de dar uma pequena alterada no cardápio e foi pensando nesta troca que surgiu a ideia de publicar a receita desta torta rústica, que andava um pouco desativada no meu acervo.

Sem falar que o simples fato de ser um preparo de torta, seja ela salgada ou doce, sempre dá um toque de charme às refeições, por mais simples que ela seja, e ainda exerce sobre as crianças um apelo sedutor, quase como se fosse uma ida a um restaurante. Desta maneira pode se dar uma quebra na rotina, sem sair de casa e sem causar maiores danos no orçamento doméstico.

Os ingredientes utilizados nesta torta são básicos, da mesma maneira que o seu preparo é muito simples, na contramão mão do resultado final, que é uma deliciosa explosão de sabores.

INGREDIENTES DA MASSA:

250g de farinha de trigo (2 e ½ xícara chá)

100g de margarina (de preferência culinária)

1 ovo

1 colher café de sal

1/2 xícara (chá) de água

PREPARO:

Coloque a farinha em uma tigela e acrescente os demais ingredientes, com exceção da água. Amasse sem sovar e comece a acrescentar a água aos poucos, até obter uma massa homogênea, que não grude nas mãos. Deixe repousar por 30 minutos. Após o tempo de descanso, coloque a massa em uma forma untada cobrindo também as laterais. Asse em forno médio, pré-aquecido por 20 minutos, ou até dourar.

INGREDIENTES DO RECHEIO:

1 alho poro ou 1 cebola grande em fatias finas

1 fatia de bacon picada

2 colheres (sopa) de azeite

2 batatas médias descascadas e cozidas

1 xícara (chá) de leite desnatado

3 ovos

1 colher sopa de mostarda amarela

150g de queijo ralado (meia cura, gruyere, mozarela...)

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

PREPARO DO RECHEIO

Coloque o azeite e o bacon em uma frigideira antiaderente em fogo médio e refogue por 2 minutos. Em seguida adicione o alho poro, ou a cebola, a batata cozida e amassada, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto, dê uma misturada e refogue por 4 minutos.

MONTAGEM DA TORTA:

Espalhe esta mistura sobre a massa, que já está pré-assada. Coloque o leite, os ovos, o queijo e a mostarda em um liquidificador, e bata até ficar cremoso. Cubra a torta com este creme de ovos com queijo, distribua o queijo parmesão por cima e leve para assar em forno pré-aquecido por mais 20 ou 25 minutos até dourar a torta. Deixe repousar durante 10 minutos antes de servir!

RENDIMENTO: 4 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Salada de folhas verdes e legumes!

DICA: Na escolha do queijo, use o que tiver por casa, sempre aproveito os queijos que já estão um pouco ressequidos para o consumo normal e ralo, fazendo um blend. Se for vegetariano, retire o bacon e rale uma cenoura para substituir. Ressaltei o uso da manteiga culinária, pois ela dá melhor textura no preparo de massas.

NOTA: A batata amassada vai dar uma textura diferente neste recheio e também garantir mais sustância ao prato. Bom apetite!


15 visualizações0 comentário
bottom of page