• Da redação

25 de abril é Dia do Contabilista



Celebrado hoje, dia 25 de abril, o dia do Contabilista ou Dia do Profissional de Contabilidade homenageia o profissional da área contábil. O contabilista trabalha na área financeira, com questões de orçamentos, demonstrativos financeiros, balanços, fechamento contábil, entre outros, com extrema atenção em detalhes.

O JC Holambra conversou com a contadora Cléia Cordeiro Dantas, que trabalha na Cooperativa Agropecuária de Insumos Holambra para representar e homenagear os profissionais da área.

Segundo Cléia, muitos consideram o contabilista como Técnico de Contabilidade e o Contador, como profissional Bacharel em Ciências Contábeis. Ambas as profissões podem efetuar escrituração fiscal e contábil, calcular impostos e elaborar as demonstrações contábeis de uma empresa. "Porém, somente o contador pode realizar trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços, tornando suas atribuições mais amplas", explica.

Para a contadora, que tem MBA em Gestão Tributária, diante do cenário econômico que o Brasil encontra-se, o profissional contábil é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento empresarial, "uma vez que é capaz de extrair e fornecer informações relevantes para a tomada de decisões de uma empresa", salienta.

Origem da data

A escolha do dia 25 de abril foi em 1926, no mesmo dia em que João Lyra foi homenageado. O senador é considerado o patrono dos contabilistas, já que foi ele que instituiu a data e foi presidente do Conselho Perpétua dos Contabilistas Brasileiros em dezembro de 1925. A data foi oficialmente aplicada ao calendário brasileiro apenas em 1979, através da Lei Estadual nº 1.989.

No ano de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alterou o nome contabilista para profissional contábil. "Sendo assim, o dia de hoje se refere a todos aqueles que exercem atividade contábil no Brasil", ressalta Cléia.

"Parabéns a todos os profissionais Contábeis que atuam com dedicação e competência. Nós somos essenciais para a organização e desenvolvimento do nosso País", finaliza.


5 visualizações