• Da redação

Festival Gastronômico vai homenagear os 70 anos da Imigração Holandesa



Para celebrar os 70 anos da chegada dos imigrantes holandeses a Holambra, a Prefeitura realiza em maio a primeira edição de um Festival Gastronômico diferente, com receitas que vão homenagear esses bravos pioneiros. O evento, que conta com a participação de 23 restaurantes, bares e confeitarias, começa no dia 4 e segue até 3 de junho.

O preço dos pratos não ultrapassa R$ 40. Moradores que apresentarem o Cartão Cidadão terão desconto. Cada um dos estabelecimentos participa do evento com pelo menos um prato com valor promocional e que utilize ingredientes da culinária holandesa. “A maior parte dos pratos foi criada especialmente para o Festival”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “É uma grande homenagem da cidade aos imigrantes e uma maneira de popularizar as tradições gastronômicas da comunidade holandesa”.

No cardápio, opções como a “Esfiha van Gogh”, que leva repolho ao estilo chucrute, bacon, carne suína e queijo Gouda; e o café da manhã ou da tarde “Onbijt do Museu”, uma combinação de especialidades da confeitaria holandesa, com pães artesanais, waffle, geleia artesanal, suco natural, café e outros acompanhamentos.

Clássicos da culinária holandesa, o salsichão e o joelho de porco não poderiam ficar de fora. O “Escondidinho de joelho de porco”, com a carne salmourada, cozida em especiarias, desfiada, coberta com purê de mandioca, gratinada com queijo parmesão e acompanhada de arroz branco e salada verde é uma opção diferente de abordagem desse clássico. O prato “Imigração”, que leva salsichão defumado purês de batata e de maçã, arroz com curry e salada é a aposta de outro restaurante local.

O famoso croquete e tortas holandesas são atrações em vários estabelecimentos. Todos os pratos que fazem parte do Festival estarão disponíveis no site holambra.sp.gov.br a partir do dia 1º de maio.

Moradores da cidade que apresentarem na hora do pagamento o Cartão Cidadão terão desconto de 5% a 25% (não cumulativo e variável de acordo com o estabelecimento). “Queremos atrair turistas de várias regiões para prestigiar nosso festival e nossa cidade, mas é importante dar condições para que os moradores do município possam curtir e desfrutar do evento de maneira especial. Fazemos questão disso”, ressaltou o prefeito Fernando Fiori de Godoy.

Estabelecimentos participantes:·

Bier Trunk Pub Bar Holambra· Caipira Holandês· Casa Bela Restaurante· Casa da Esfiha de Holambra · Confeitaria Zoet en Zout· De Keuken - Gastronomia das Flores· Dr. Pizza· Hoek Burguer· Kéndi Cafeteria· Martin Holandesa· Pagani Esfihas· Pizzaria e Restaurante Serrana· Rancho da Cachaça Pousada e Restaurante · Restaurante Amsterdam· Restaurante do Clube Fazenda Ribeirão· Restaurante Madurodam· Restaurante Tratterie Holandês· Sabor & Arte Sorveteria e Confeitaria· Salgaderia Mais Coxinha· Sushi Bloem· The Old Dutch· Vanilla Ice· Vila de São Paulo

#FestivalGastronômico #70anosdeimigração

0 visualização