• Da redação

Participantes da Oficina de Teatro visitam Museu para montar espetáculo



Participantes da Oficina de Introdução ao Teatro, oferecida gratuitamente pela Prefeitura, estiveram nesta terça-feira, em 24 de abril, no Museu Histórico e Cultural de Holambra. A visita faz parte do processo de pesquisa para a montagem de um espetáculo que será produzido durante as aulas e apresentado no mês de novembro.

Além de passearem pelo local, eles tiveram a oportunidade de conversar com Jan Eltink, holandês que veio para o Brasil em 1953, aos 11 anos de idade. Ele falou sobre os 20 dias de viagem, da dificuldade para se comunicar quando chegou, da adaptação em relação à comida e ainda ensinou algumas palavras em sua língua materna. Muito atentos às explicações, os jovens e crianças se divertiram com as histórias e fizeram várias perguntas.

Gabriel Tomaz Marzola, de 10 anos, se colocou na posição de Jan ao chegar em um outro país: “Ia ser estranho”, avaliou. Para Vitória Avólio, de 9 anos, o que chamou a atenção no que ouviu foi a diferença de culturas. “Ele se sentiu um ET, já que as pessoas ficavam perguntando coisas para ele”, disse. Opinião compartilhada por Carlos Alberto de Oliveira Filho, de 10 anos: “Ele foi na escola e quando ele chegou lá todo mundo começou a tocar nele, porque ele vinha da Holanda, então ele era diferente”.

De acordo com a professora de teatro Elaine Queiróz, depois de terem acesso às memórias, os alunos vão falar sobre o que conheceram e ouviram e vão debater de que maneira tudo isso pode se transformar em cenas. A partir daí será feito o roteiro da peça, que contará também com a participação dos adultos que frequentam a oficina no período noturno. “É um projeto-piloto de construção cênica. Os alunos vão fazer parte de todo o processo: pesquisa, criação das cenas, atuação e produção”, disse. “Eu gosto muito de trabalhar história. É a nossa identidade”.

A aluna Bianca Fernandes, de 13 anos, aprovou a atividade e já imagina algumas cenas: “Montando as casas de pau a pique, chegando aqui no Brasil, como eles fizeram pra se comunicar, seria uma parte engraçada isso”, conta.

Inscrições para oficinas culturais

A Oficina de Introdução ao Teatro ainda tem vagas para participantes adultos.

Inscrições abertas também aos interessados em aprender a tocar viola caipira. Para garantir a participação é preciso ir pessoalmente até a Biblioteca Municipal, que fica na Rua Solidagos, 42, no Jardim Morada das Flores, com o Cartão Cidadão. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. As vagas são limitadas.

“As oficinas são grandes oportunidades de desenvolver habilidades e revelar talentos. Para participar, basta ter interesse para desenvolver a atividade”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti.

Confira a programação das oficinas:

Oficina de viola caipira Quinta-feira, das 19h às 21h (Nível iniciante) Pré-requisitos: Ter mais de 10 anos Local das aulas: Centro de Cultura e Eventos

Oficina de Introdução ao Teatro Terça-feira, das 19h às 21h30 (16 a 50 anos) Local das aulas: Centro de Cultura e Eventos




8 visualizações