top of page

Maio amarelo conscientiza segurança no trânsito



O Movimento Maio Amarelo é dedicado a chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes no trânsito e também o Programa de Redução de Acidentes (PRA) instituído pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Durante todo o mês de maio, a Renovias promoverá diversas atividades com foco na conscientização sobre segurança no trânsito. A peça teatral “Ir e Vir sem Colidir” está entre elas, encenada pela Cia de Teatro Parafernália.

A primeira apresentação foi realizada ontem (9), no Centro Múltiplo do Idoso, de Santo Antônio de Posse. Hoje (10), a encenação será para as crianças da Emeb Professora Zélia Maria Zanetti, em São José do Rio Pardo.

Os estudantes de Mococa participarão da apresentação amanhã (11), no Teatro Municipal. Nas três cidades o espetáculo terá início às 14 horas.

Simulado de acidente

Outra ação que integra o Maio Amarelo aconteceu na última terça (8), em que foi feito um simulado de acidente de trânsito na Unipinhal (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal), envolvendo professores e alunos da instituição de ensino, profissionais da Renovias, SAMU e Corpo de Bombeiros.

O exercício simulou a colisão entre uma motocicleta e um automóvel, com múltiplas vítimas em estado grave e leve, além de uma vítima fatal. Para realizar a demonstração do resgate, foram utilizadas ambulâncias da Renovias, SAMU e Corpo de Bombeiros, bem como viatura de inspeção de tráfego da concessionária e caminhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. Também houve participação de uma funerária.


De acordo com o coordenador de tráfego da Renovias, Alexandre Bueno da Silva, a realização dos simulados que expõem a situação encontrada nos acidentes contribui para conscientizar os jovens sobre a importância da responsabilidade ao dirigir. “Reproduzimos uma situação vivenciada com frequência pelas equipes de resgate. É importante demonstrar a gravidade e as consequências da imprudência no trânsito”, enfatiza.

O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar 0800 0559696 ou usar um dos fones de emergência. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.


13 visualizações0 comentário
bottom of page