top of page

Dia do Desafio 2018 será comemorado no dia 30 de maio



Divulgação

Conscientizar as pessoas a saírem do sedentarismo e adquirir o hábito de praticar atividades físicas regulares, este é o objetivo do Dia do Desafio. “O intuito da campanha é justamente que este dia possa ser o dia de iniciar este movimento e trazer sentido e saúde para as pessoas através da cultura esportiva”, explica Daniel Figueira, responsável pela Programação Esportiva do Sesc - Serviço Social do Comércio - Campinas.

O Dia do Desafio 2018 conta com muitas atividades práticas. Em sua programação estão: desafios esportivos, desafios eletrônicos de movimento, festivais esportivos para idosos, aulas abertas de práticas ritmadas e intervenções artísticas. “Além do Espaço Desafio do Movimento, que será uma ação externa na praça Rui Barbosa em Campinas, com apresentações esportivas e gincana com os comerciários da região”, conta.

Segundo Figueira, o Sesc São Paulo é quem coordena o Dia do Desafio em todo o continente americano, envolvendo cidades do Brasil inteiro, além de países da América do sul, América Central e América do Norte. “Cada unidade do Sesc desenvolve sua programação de acordo com suas características e contextos. E cada cidade participante desenvolve suas ações em parcerias com instituições públicas ou privadas”, salienta.

Origem

Realizado mundialmente na última quarta-feira de maio,o Dia do Desafio foi criado em 1983, no Canadá, o “Desafio” promove uma competição amigável, envolvendo cidades, instituições e pessoas. O seu objetivo é reduzir o sedentarismo e promover mudanças de comportamentos, motivando pessoas de diferentes idades a praticar atividades físicas diariamente.

O Sesc São Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995. Em 2017, a data contou com a participação de 19 países, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano. A ideia é desafiar pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões a praticarem qualquer tipo de atividade física. Atualmente, existem 394 unidades do Sesc distribuídas em todo o País, sendo 42 só no estado de São Paulo.

Formas de participação:

Cidades: a cidade estabelece uma competição com município de porte similar. São sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Um sorteio eletrônico determinará as parcerias do desafio.

Auto desafio: a cidade estabelece uma meta de mobilização de pessoas e busca atingir este número, sem participar da competição com outro município.

Pessoas: grupos de amigos, colegas de trabalho, vizinhos, entre outros, estabelecem desafios entre si e compartilham em forma de vídeos e fotos nas redes sociais.

7 categorias:

1- Até 9.999 habitantes

2- de 10.000 a 19.999 habitantes

3- de 20.000 a 49.999 habitantes

4 – de 50.000 a 99.999 habitantes

5 – de 100.000 a 249.999 habitantes

6 – de 250.000 a 999.999 habitantes

7 – acima de 1.000.000 habitantes


11 visualizações0 comentário
bottom of page