top of page

Bebidas com álcool em dias frios esquenta?



Divulgação

Quem nunca usou ou viu alguém usar a desculpa para beber uma dose forte de bebida alcoólica para se esquentar do frio? Afinal, é verdade que um drink alcoólico como um conhaque, whisky ou a popular cachaça esquenta, ou é só uma desculpa para beber? “Isso é uma lenda. O álcool não aquece, justamente o contrário”, diz a nutricionista Daiane M. Fontana.

Ela explica que o álcool faz o sangue deslocar do organismo para a superfície da pele, o que provoca sensação de calor. Porém, este movimento de sangue provoca perda de calor interno, pelo fato de o sangue se encontrar a uma temperatura de 37ºC, que é quase sempre superior à temperatura ambiente.

Esta reação acentuada pela inibição da produção de ADH (Hormona Anti-Diurética), leva a uma maior taxa de excreção de água pelo rim, aumentando a desidratação celular por ela provocada. “Esta reação é facilmente comprovada, quando acontece uma ressaca, por exemplo, que por sua vez, induz a uma elevada necessidade de beber água, resultante da desidratação causada pelo álcool”, salienta.

Para se manter quente, segundo ela, é preciso preparar-se para o frio. “É fundamental manter-se em locais climatizados, vestir roupa quente e ingerir bebidas quentes, sem álcool (ex.: chá e cevada) e alimentos quentes (ex.: sopa)”, ensina.

Quentão

Como o próprio nome diz, o quentão é uma bebida quente, tipicamente brasileira. Em sua composição contém ingredientes benéficos a saúde, porém, se tiver bebida alcoólica deve ser consumido com moderação.

Existem várias receitas de quentão e cada região tem o seu modo próprio de fazer. A receita tradicional é feita com cachaça ou vinho, o que deixa a bebida muito calórica e alcoólica.

Pensando nisso, a nutricionista Daiane M. Fontana, ensina uma receita da bebida na versão sem álcool e com menos calorias, sem perder o seu delicioso sabor. Ideal para se aquecer nos dias mais frios, seja em casa, em festas e até mesmo no local de trabalho. E pode ser consumido até pelas crianças.

Quentão Light

Ingredientes

2 colheres (sopa) de hibisco

2 colheres (sopa) cheia de gengibre ralado

1 colher (sopa) rasa de cravo da índia moído

4 colheres (sopa) de canela em pau granulada

1 noz-moscada média ralada

300 ml de água para cada ingrediente que deve ser feito separados.

Açúcar a gosto

Modo de fazer

Cada ingrediente deve ser fervido por 5 minutos (os minutos devem ser contados a partir do momento que iniciar a fervura). Depois de pronto, coe e misture – os e acrescente a 1 litro de água quente. Se ficar muito forte para o seu paladar acrescente mais água. Adoce a gosto.


1.860 visualizações0 comentário
bottom of page