top of page

Confira os critérios atuais para a doação de sangue do Homocentro de Campinas



Divulgação

O Homocentro de Campinas/Unicamp divulgou algumas mudanças feitas para ser um doador de sangue. Antes, a idade mínima para doação era de 18 anos. Agora são aceitos também candidatos a partir de 16 anos, desde que tenham o consentimento formal e estejam acompanhados dos responsáveis legais. Já a idade máxima é 69 anos. Mas, quem nunca doou e tem mais de 60 anos não pode doar pela primeira vez.

O peso mínimo é de 50 kg. O candidato não pode estar em jejum, entretanto, não deve ingerir alimentos gordurosos e, após, o almoço, deve aguardar 3 horas e estar descansado. Também não pode fumar 2 horas antes e depois da doação. Para todos os doadores é necessário levar um documento de identificação com foto, preferencialmente o RG ou CNH e deve informar o endereço completo, incluindo o CEP.

Quem não pode doar

Pessoas que estejam com gripe, resfriado ou alguma infecção, acompanhada de febre não podem doar. Bem como portadores de Sífilis (cancro), Malária (maleita) ou Doença de Chagas. Também não pode ser alcoolista crônico ou ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. No caso de prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades devem ser avaliados pelo profissional na hora da triagem.

Também não podem doar pessoas expostas a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas; que tenha contraído Hepatite B aos 11 anos de idade ou que tenha realizado endoscopia há menos de seis meses. As grávidas também não podem doar, nem no período de 3 meses após o parto ou que ainda esteja amamentando. Para quem está fazendo algum tipo de tratamento, tomando medicamentos ou tiver tomado vacina recentemente é necessária uma orientação médica.

Intervalo

Para homens, o intervalo é de 60 dias (máximo de 4 vezes no ano). Para as mulheres o intervalo é de 90 dias (máximo de 3 vezes no ano). Idades entre 60 e 69 anos o prazo é de 180 dias (máximo 2 vezes no ano).

Vale lembrar que cada doação de sangue pelos menos três pacientes que precisam de transfusão são beneficiados. O doador que respeita os critérios técnicos não corre nenhum risco. Todo sangue coletado pelo Hemocentro de Campinas é distribuído de forma gratuita aos hospitais públicos e filantrópicos de toda a região metropolitana.


34 visualizações0 comentário
bottom of page