top of page

A alameda Maurício de Nassau ficará interditada para Corpus Christi



Divulgação

Nesta quinta-feira, feriado religioso de Corpus Christi, um trecho da Alameda Maurício de Nassau ficará interditada a partir das 5h. O trânsito será liberado após a missa e procissão, marcadas para às 15h.

Diferente dos anos anteriores, quando a decoração se concentrava em frente à igreja Divino Espírito Santo, este ano seguirá até o velório. A extensão aumentou em apenas 50 metros, mas, conforme explicou Margarida Hulshof, antes, como o tapete ia e voltava em frente à igreja, era comum o padre terminar a procissão enquanto alguns fiéis ainda estavam saindo da igreja.

Margarida é responsável pelos desenhos e fez 90 (tamanho 1,85mX1,40m) para este ano, todos alusivos ao tema: a vinda de Jesus e o início da cristandade. São sinos, igrejas, os sete sacramentos, a bíblia, a missa, o altar, velas. Esses desenhos são colocados sobre o TNT que marca o percurso e, na sequencia, são decorados.

O trabalho para preparar o tapete começa antes do sol nascer, por volta das 4h. Às 7h, os responsáveis pela decoração começam a dar cor aos desenhos e usam vários tipos de materiais, como serragem e areia, que já foram preparadas (ganharam cores) na semana anterior. Usam aimda pó de café, botóes, sementes, tampinhas e todo tipo de material doado e guardado pela equipe.

Margarida pontuou que qualquer pessoa, independente da religião, é bem-vinda."É gostoso participar desta atividade. Todos estão em harmonia com o Divino Espírito Santo, ajudando e fazendo o seu melhor para preparar o tapete que Jesus passará", disse Margarida, lembrando que os fiéis acompanham a procissão ao lado do tapete. "Apenas o padre, com o ostensório, passa pelo tapete". Margarida completou que devem terminar a decoração por volta das 11h e a missa começa às 15h. Este ano, devido à falta de combustível, Margarida disse ser possível garantir quantas pessoas ajudarão na confecção do tapete. "Temos vários grupos, cada um responsável por uma atividade, desde a preparação do café até a decoração".


25 visualizações0 comentário
bottom of page