top of page

Por falar em Copa (2)



Divulgação

Para quem não sabe, em 28 de maio de 1928 o Comitê Executivo do Congresso da FIFA decidiu oferecer uma taça como recompensa pela conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol. O então presidente da Federação, Jules Rimet, ordenou que fosse feito um troféu, em ouro. Por sugestão de seu idealizador, a posse definitiva do troféu ficaria com o país que conseguisse vencer um total de três edições da Copa.

Um novo congresso da entidade, realizado em Luxemburgo, a 1 de julho de 1946, decidiu que o nome da taça homenagearia seu idealizador, passando desde então a chamar-se Taça Jules Rimet.Sua imagem representa uma alegoria de Nice (a deusa grega da vitória) com asas estilizadas.

A figura tinha os braços levantados, e segurava uma copa de formato octogonal. Tinha uma base em mármore sobre a qual foram assentados os nomes dos vencedores de cada edição do campeonato em pequenas placas. Media 30 centímetros de altura e possuía 3,8 quilogramas em ouro puro, sendo seu peso total de 4 quilogramas. Seu custo total foi orçado em cinquenta mil francos, considerado uma grande soma na época.

A tríplice conquista em 1958, 1962 e 1970 conferiu ao Brasil o privilégio de ter a posse definitiva do troféu. Isso forçou a FIFA a elaborar uma nova taça, desta feita sem entrega definitiva a nenhum dos vencedores, chamada Copa Mundial da FIFA.Em 20 de dezembro de 1983 o troféu foi roubado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e alguns dias depois a imprensa noticiava, com assombro, que o mais importante símbolo das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido.

Uma nova taça foi confeccionada – Taça FIFA – e desde 1974 vem sendo ofertada aos campeões das Copas do Mundo que não detém a sua posse para sempre. O campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica do original.

(Informações - Wikipédia)


6 visualizações0 comentário
bottom of page