top of page

Abertura da campanha contra sarampo e pólio tem 30% de cobertura vacinal



Vacinas estão disponíveis na Policlínica e no PSF Santa Margarida

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo começou com um “Dia D” extra, no último sábado, dia 4. Em Holambra, até o final da campanha, em 31 de agosto, os pais poderão optar por dois pontos de vacinação, a Policlínica e o PSF Santa Margarida.

Neste primeiro Dia D – lembrando que sábado, dia 18, também contará com vacinação –, 206 crianças foram imunizadas em Holambra, sendo 164 na Policlínica e 42 no Santa Margarida, garantindo uma cobertura vacinal de 29,9%.

A enfermeira responsável pela vacinação na Policlínica, Wilma Gomes, frisou a importância da campanha e destacou que, no sábado, aproveitou para orientar os pais sobre as vacinas de rotina. E exemplificou: algumas crianças receberam apenas uma dose da vacina contra sarampo, aos 12 anos, e não voltaram para o reforço, aos 15 meses. Lembrou que a campanha é para crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses e espera a adesão dos pais que, a partir de agora, contam com dois pontos de vacinação na cidade.

A enfermeira Patrícia Rochetti, responsável pela Sala de Vacinas recém-inaugurada no novo prédio do PSF Santa Margarida, acredita que a procura pela vacina na unidade crescerá a partir do momento que os pais passarem pelos pediatras. “Alguns pais ainda não sabem que o Santa Margarida passou a contar com Sala de Vacinas, mas temos procura todos os dias: eles vão ao pediatra e, quando necessário, já fazem a atualização da carteira aqui”, explicou. O Santa Margarida atende vários bairros – entre eles, Centro, Camanducaia, Morada das Flores, Groot e Jardim Holanda.

Em São Paulo, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças. Atualmente, a cobertura vacinal de poliomielite em São Paulo é de 70% e, de sarampo, 74,3%, conforme dados preliminares do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Só no Brasil foram confirmados 1053 casos de sarampo em 2018. Já a Poliomielite não houve novos casos, o último foi há 30 anos.


4 visualizações0 comentário
bottom of page