top of page

Alunos da Escola São Paulo se destacam nas olimpíadas




Na manhã de hoje, terça-feira 21, a Escola São Paulo entregou 63 prêmios conquistados pelos alunos nas Olimpíadas Brasileira de Matemática e de Física, Olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa e Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa e na competição mundial ‘Canguru de Matemática’.

O coordenador do Ensino Médio, Sandro José Ferreira, é responsável pela participação dos alunos nas olimpíadas e destacou a evolução nos últimos anos: começaram “timidamente” em 2005, na Olimpíada Brasileira de Física, e, hoje, já são quase dez competições. Ele coordenou a entrega dos 63 prêmios aos alunos da Escola São Paulo e frisou que a cerimônia – a qual integra alunos, escola e famílias – é um reconhecimento ao desempenho do aluno.

As Olimpíadas

O Canguru de Matemática é uma competição mundial, cuja prova é traduzida para os mais diferentes idiomas e visa desmistificar as dificuldades em Matemática e ampliar o interesse pela disciplina com um formato diferente, parecido com um concurso de resolução de problemas com muita lógica, interpretação de textos e leitura de imagens de modo que todos possam participar. Foi aplicada no dia 15 de março e, no Brasil, foram mais de 300 mil alunos participantes do 3º ano do Fundamental ao Ensino Médio. A Escola São Paulo participa desde 2014 e este ano obteve número recorde de medalhas: 43, sendo três de ouro, 11 de prata e 14 de bronze, além de 15 menções honrosas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras e realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na última edição, em 2017, a Escola São Paulo conseguiu cinco menções honrosas. Na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), os destaques da Escola São Paulo foram Rafael Parizi, Pedro Henrique Pigozzi Gomes, Fernando Reis Manfredini e Gabriel Ricardo Oliveira Moraes. E pelas Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa e pelo Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa foram premiados Gabriel Ricardo Oliveira Moraes, Yasmin van den Broek, Rafael Parisi, Eduardo Togni Silva, Rafael de Oliveira Alves , Cinthia Rossi Lima Gonçalves, Laura Dekker, Natália Osterno de Souza, Pablo Ferreira de Freitas e Amanda Dekker.

Leia reportagem completa na edição impressa desta sexta-feira, dia 24.


55 visualizações0 comentário
bottom of page