Expoflora começa amanhã
- Da redação
- 23 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Edição traz atrativos e até gastronomia em homenagem os 70 anos da imigração holandesa em Holambra
Começa amanhã, sexta-feira 24, a 37ª edição da Expoflora e o tema da exposição de arranjos florais será os 70 anos da imigração holandesa em Holambra.
O artista floral Jan Willen, responsável pela exposição ao lado de Jessica Drost, usou objetos alusivos à imigração – como um navio e fotos da viagem – e referências que marcaram a chegada dos imigrantes no Brasil, entre eles o Cristo Redentor. “Contamos a imigração através das flores, de objetos, fotos e até fazendo referência ao primeiro ponto de ônibus de Holambra”, citou.
No decorrer da exposição, tem desde ambientes que exploram as cores branca e azul da porcelana holandesa até muitos cactos e tulipas que, brincou Willen, representam a “globalização” das flores. Por fim, o último ambiente traz estufas e uma explosão de cores e flores. “É o progresso e o crescimento de Holambra nesses 70 anos”, completou.
No total, os ambientes da exposição exibem mais de 2 mil vasos de flores e plantas ornamentais e 272 mil hastes de mais de 3500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes.
Símbolo da Expoflora, Piet Schoenmaker destacou que a festa “é o acúmulo desses 70 anos” e mostra, a cada edição, a transformação de Holambra durante essas décadas, seja através da cultura holandesa ou pelo jeito de seus moradores lidarem com flores e festas. “É uma honra ser considerado o anfitrião desta festa”.
Os restaurantes e as confeitarias também prepararam receitas especiais para comemorar os 70 anos da imigração holandesa, como o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) e o “Lentebloem” (flor da primavera), criações de Frank Gerritsen, da Martin Holandesa, e a salada de flores do Restaurante Casa Bela. Tulipo ganha casa.
O personagem Tulipo ganhou casa e banda. A casa - que tem arquitetura holandesa - é mobiliada e decorada com cortinas brancas de renda, cerâmicas típicas e lindas floreiras que ornamentam os grandes janelões. O Tulipo terá uma banda, a “Chuva de Pétalas”, que se apresentará em frente à nova casa, na Alameda Amsterdam, e participará da Parada das Flores.
A Expoflora segue até dia 23 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 9h às 19h.
Comments