• Da redação

Domingo foi dia de histórias, lembranças e comemoração no Museu da cidade



Bets van den Broek Swarts recebeu amigos e convidados

Imigrantes holandeses e descendentes passaram uma agradável tarde no Museu de Holambra no último domingo 02/09 .


O evento foi organizado pela imigrante Bets van den Broek Swarts para apresentar a releitura do livro intitulado "Sonhos, lutas e vitorias - Histórias de um projeto de imigração bem-sucedido” do seu pai e autor Jan van den Broek, que trata da vinda dos holandeses fugidos da guerra e que aqui no Brasil fizeram sua morada.


Muitos turistas que estavam na Expoflora, foram atraídos pelo som das cantorias e das gaitas, vindos de um grupo de holandeses que preparou uma apresentação musical, especialmente para a ocasião.


O evento também contou com a presença de uma equipe de filmagem, vinda da Holanda, para a realização de um documentário sobre os 70 anos da imigração holandesa em Holambra.

O grupo colheu depoimentos de vários imigrantes presentes e ainda Bets concedeu uma entrevista, contando a história, desde a vinda da sua família para o Brasil, no início da década de 50, em um navio cargueiro brasileiro, o Duque de Caxias. Sem dúvida uma grande história que será lembrada e eternizada, não só aqui, mas agora também em seu país de origem.

Créditos fotos: Gabriel Expedito


2 visualizações