top of page

Toninho, um árbitro de destaque!



Hoje, 11 de setembro, é o dia deles: os árbitros, profissionais que precisam aplicar, em campo, regras claras, mas que geralmente passam por mudanças e sempre geram reclamações por parte dos jogadores e técnicos.E Holambra conta com um profissional que vem se destacando nos campeonatos da região: Antônio Luís Costa, mais conhecido por Toninho Juiz ou Toninho da Ambulância.

Árbitro já reconhecido pelas cidades que promovem campeonatos amadores, Toninho citou que o futebol é forte na região, com destaques para as competições realizadas em Limeira, Itu, Indaiatuba e Sorocaba, entre outras, além do campeonato da RMC.

Na última semana, ele conquistou o troféu ‘Árbitro Destaque’ do Campeonato Amador de Indaiatuba. No mesmo final de semana, apitou as finas das Séries A e C e voltará neste final de semana para apitar a final da Série B.

A história de Toninho começou quando o Amador em Holambra ainda era dividido em duas categorias: Titulares e Aspirantes. Foi técnico do Cantareira e após optar pela arbitragem, estreou em Holambra numa partida do Flamenguinho.

Nos campeonatos amadores, depois de formados, os árbitros geralmente são escalados pelas Ligas responsáveis pelos jogos. Apitou muitas vezes em Holambra, mas confessa que, com anos de carreira, prefere apenas acompanhar – quando possível – os jogos dos campeonatos da sua cidade. Ele também opta por manter a mesma equipe – são em cinco – e disse que, apesar da regra ser “claríssima”, é preciso estar atualizado, pois sempre há mudanças. Junto com o grupo (duas assistentes, árbitro e mesário), Toninho consegue apitar até seis jogos aos finais de semana. E completa que está orgulhoso pelo reconhecimento que conseguiu na região.

Leia reportagem completa na edição impressa desta sexta-feira.


23 visualizações0 comentário
bottom of page