top of page

Jovem, quer viajar sem pagar? Cadastre-se!



Benefício também garante descontos em eventos culturais e esportivos; apenas três holambrenses fizeram o cadastro

O Centro de Referência de Assistência Social de Holambra (CRAS) passou a oferecer, desde o início do ano, um novo benefício aos jovens: a Identidade Jovem – ou ID Jovem –, documento digital criado pelo Governo Federal, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda.

Apesar de receber o nome ID Jovem, o documento beneficia moradores de 15 a 29 anos e, mesmo com os benefícios concedidos, o CRAS de Holambra fez, até o momento, apenas três cadastros.

Com o ID Jovem, os inscritos contam com meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol e em quaisquer outras áreas culturais. E para aqueles que gostam de conhecer novas cidades, é possível pagar menos – ou até ir de graça – em viagens interestaduais: conseguem dois assentos com 100% de gratuidade e dois assentos com, no mínimo, 50% de gratuidade do valor da passagem de transporte rodoviário. Este benefício é direcionado apenas a viagens entre estados.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Promoção Social, Viviane Furgeri, todas as famílias que passam pelo CRAS (na Praça dos Pioneiros) e que contam com integrantes dentro da faixa etária atendida pela Identidade Jovem são orientadas sobre o benefício. O primeiro passo, ressaltou, é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), também emitido no CRAS e voltado às famílias com renda de até dois salários mínimos.

Ela explicou que, após o cadastro, o NIS é liberado em 48h e, em seguida, os jovens instalam o aplicativo no celular e passam a ter acesso aos descontos concedidos pela ID. Para quem não tem internet ou prefere plastificar o documento, é possível emiti-lo.

Viviane também informou que o Cadastro Único precisa ser feito pela responsável familiar: a mãe. “Ela traz os documentos de todos os integrantes de sua família, mesmo daqueles que já atingiram a maioridade.

E se o jovem for casado, cabe à esposa levar a documentação”, informou, ao completar que exceções são para jovens solteiros que moram sozinhos ou quando não há mulher no lar.

Cadastro precisa ser atualizado

No começo do ano, 120 famílias holambrenses recebiam benefícios liberados através do Cadastro Único. Em setembro, o número caiu para 90.

O corte do benefício, conforme destacou a diretora da Promoção Social, Viviane Furgeri, pode estar ligado à mudança de famílias para outros municípios ou à falta de renovação das informações do CadÚnico.

Nos últimos meses, algumas famílias procuraram o CRAS após o corte do benefício e o departamento ressaltou a necessidade do cumprimento de uma exigência simples: todas as famílias que recebem qualquer tipo de benefício liberado através do CadÚnico precisa fazer o recadastramento a cada dois anos. “Se passa desse prazo, o benefício é cortado”. Para avisar as famílias, o Governo Federal encaminha cartas solicitando o recadastramento e, quando saca o benefício, vem aviso impresso no extrato. A diretora completou que o ideal seria optar pela atualização do cadastro a cada alteração na família – como emprego, mudança de telefone ou endereço, nascimento ou mortes –, o que poderia evitar o vencimento do prazo de dois anos.

Atualmente, o CRAS está com uma listagem de moradores inscritos no Cadastro Único que devem atualizar suas informações. São mais de 50 nomes e a atualização termina hoje. A primeira etapa desse trabalho foi concluída na segunda quinzena de agosto.

Através do CadÚnico, os moradores recebem benefícios como Bolsa Família, Viva Leite, Ação Jovem, Renda Cidadã, BPC (Benefício de Prestação Continuada que destinada um salário mínimo para idosos e deficientes) e tarifa social de energia elétrica.


9 visualizações0 comentário
bottom of page