top of page

Gostinho e tradição holandesa à mesa



A história começou nos anos de 1970, mas, nos dias de hoje, pode ser conferida – e saboreada – após uma visita à empresa de embutidos artesanais Koning, especializada em produtos holandeses e localizada no Bairro Palha Grande, em Holambra. E a diversidade é grande: tem Rook Worst (salsichão holandês), Lever Worst (patê de fígado), Rook Vlees (frios de carne bovina defumada e salgada), Paling Worst (frios de carne suína, cozida e defumada), linguiça fresca típica holandesa, Boeren Worst (linguiça caipira típica dos produtores rurais da Holanda), Fricandel (famosa salsicha típica da Holanda) e salame Amsterdan, entre outros.

Todas essas delícias são produzidas no sítio de Theodoro Meulman e ele explica: o nome de sua empresa é uma homenagem a Kees Koning, que imigrou para o Brasil no final do ano 1970 e, ao visitar amigos em Holambra, acabou criando raízes por aqui. Formado em tecnologia de alimentos na Holanda, aplicou seu conhecimento na produção de produtos típicos holandeses, passando a produzi-los para a comunidade. “Os imigrantes que moravam em Holambra puderam saborear, no Brasil, os vários produtos que Koning fazia, com o mesmo sabor e qualidade que tinham na Holanda, e algumas de suas receitas eram muito antigas, mantidas pelas famílias holandesas desde o século 18.

Naquela época, a loja ficava no centro de Holambra e os produtos que faziam mais sucesso eram o Rook Worst e o Lever Worst. Seu estabelecimento foi a primeira construção típica holandesa em Holambra e era visitada pelos moradores e turistas. Mas depois de alguns anos, Koning precisou voltar para a Holanda, onde se aposentou. E quando retornou ao Brasil, passou a fazer produtos somente por encomenda. “Como eu era criador de suínos, fornecia as carnes para ele e estávamos sempre em contato. Sempre gostei de fazer embutidos, e comecei a me interessar cada vez mais. Fiz um curso de processamento de carnes suínas do Sebrae, através da Prefeitura de Holambra, e comecei a produzir embutidos para consumo próprio e para alguns amigos”, conta Meulman.

Um dia, Meulman procurou Koning para obter informações sobre os embutidos típicos holandeses, dando início ao que se transformaria na atual loja. “Ele se prontificou a me ajudar na produção de todos os produtos, pois já havia parado suas atividades por conta da sua saúde. E era seu desejo que alguém continuasse com a produção em Holambra. Então colocamos o nome de Koning na empresa, para homenagear o senhor Kees Koning, imigrante que construiu em Holambra um sentimento de valorização da culinária holandesa através de seus produtos”.

ServiçoA empresa Koning – Embutidos Artesanais Típicos Holandeses está localizada na Estrada Municipal HBR 60, no Bairro Palha Grande, no sítio de. Theodoro Meulman. Contatos: 9.9908-9906 ou 9.9764-1725 (WhatsApp). Facebook: koningprodutosartesanais. E-mail: theodoromeulman@gmail.com ou koningprodutosartesanais@gmail.com.


316 visualizações0 comentário
bottom of page