top of page

Projetos de alunos da UniFAJ ficam entre os melhores do país no CONIC 2018



Os projetos desenvolvidos por alunos da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) ficaram entre os melhores do Brasil. A lista foi divulgada no final do ano (2018) pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) no site do 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). As áreas contempladas são: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias.

Com o trabalho Aspectos Psicológicos do Comportamento Auto-danoso em Adolescentes: A Visão dos Professores, as alunas de Psicologia Bruna Fernanda de Moraes Bispo, Carolina Machado Pasqualine, Alice Mariana Gelmini e Cintia Cristina Ferreira Ridi ficaram em 2º lugar na área de Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi orientado pela docente Amanda Muglia Wechsler. “É muita pressão, tem gente do Brasil inteiro participando. Portando, foi uma satisfação e reconhecimento saber que ficamos em segundo lugar. Isso vai nos abrir outras possibilidades de ampliar nossos contatos. E a orientação e conhecimentos adquiridos na UniFAJ foram fundamentais, há um grande estímulo para seguirmos nossa carreira na psicologia. Tivermos muito contato com a prática e conhecer várias abordagens, isso foi excelente”, comenta a aluna Alice.

As alunas de Administração Ana Beatriz Grejo da Silva, Bianca dos Santos Lisboa e Gabriele Estefane da Silva ocuparam o 9º lugar dos melhores trabalhos em andamento da área de Ciências Sociais Aplicadas. O tema do projeto foi Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, orientado pelo professor Marcos Valério Gebra da Silva.

Ambos os trabalhos são do PIC (Programa de Iniciação Científica) no qual os estudantes são orientados e apoiados pelo NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares). A coordenadora geral do núcleo e da Intellectus Revista Acadêmica, professora e doutora Ana Maria Girotti Sperandio, revela que acompanha o crescimento dos alunos na área da pesquisa e incentiva. “Periodicamente, o NEPI se reúne com os alunos para orientá-los e desta forma contribuir com o avanço da produção científica da UniFAJ”, disse a docente.

Os alunos destaques no CONIC foram premiados durante o ENIC (Encontro de Iniciação Científica), realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no campus II e no dia 6 de dezembro, no campus I.

“Estar entre os 10 melhores entre cerca de 2000 trabalhos, é muito significativo para a Instituição. Nós do curso de Administração da UniFAJ estamos orgulhosos das alunas e do orientador professor Marcos Valério Gerbera. A excelente colocação do trabalho demonstra a importância que damos a pesquisa no curso também como a metodologia de ensino aprendizagem. A pesquisa é uma forma já reconhecida do desenvolvimento do graduando e quando, o grupo publica o estudo, o compartilhamento deste conhecimento é fundamental para o crescimento intelectual de todos nós e um caminho para o desenvolvimento humano”, comenta o professor Rogério Narciso Gomes, coordenador do curso de Administração.

Vestibular

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) está com inscrições abertas para o Vestibular Continuado, que oferece vagas em mais de 25 cursos das áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, que têm por filosofia a vivência prática da carreira. As graduações são distribuídas em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário, que é um dos maiores e mais bem equipados da América Latina; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPAA), que funciona como catalisador de estudos científicos nas áreas da saúde humana e animal; Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição, além da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que é parceira da UniFAJ e única faculdade do Brasil com instalações abertas.

As inscrições podem ser feitas no site da Instituição (www.faj.br) e as provas são agendadas de terça e quinta, às 19h, e aos sábados, às 9h30. Até o dia 21 de janeiro, o candidato terá 50% de desconto na matrícula, em todos os cursos. Além disso, matriculando, ele ganha um curso de inglês, oficina de currículo e cadastro gratuito em banco de emprego/estágio.

Em menos de duas décadas de funcionamento, a UniFAJ conquistou notas máximas em todos os seus cursos, seja no MEC ou ENADE, mantendo a cada dia sua visibilidade, respeito e, principalmente, garantindo aos seus alunos a plena formação e sua altíssima empregabilidade, sempre com foco na prática, na internacionalização e na responsabilidade sociocultural, ambiental e civil.


9 visualizações0 comentário
bottom of page