top of page

Coaching: profissão do momento



O Coaching é um dos assuntos mais falados no Brasil e no mundo nos últimos anos e um dos métodos mais procurados por empresas e pessoas que buscam resultados expressivos em um curto espaço de tempo. O mercado de Coaching é responsável por movimentar uma parcela econômica altamente significativa em nível mundial. Apenas nos Estados Unidos, são gerados mais de 2,3 bilhões de dólares ao ano. No Brasil, esse mercado vem ganhando cada vez mais força e é um pilar primordial para impulsionar a economia do país.

Mas você sabe o que é Coaching?

De acordo com a profissional da área Valquiria Ferreira que é Coaching e Consultora de Carreira, Coaching é um método baseado na investigação para o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de criar consciência, gerar ação e facilitar o aprendizado e o crescimento. “Seu foco está em melhorar a performance, ajudando o indivíduo a desenvolver e manter novas perspectivas, atitudes, habilidades e comportamentos”.

Valquiria explicou que é comum pessoas imaginarem que coaching só se aplica em casos de problemas ou dificuldades. Ela comentou que no livro Coaching Executivo os autores relatam que a aplicação, mais adequada do processo é para o desenvolvimento, indicado em situações em que pessoas precisam desenvolver competências, aprimorar performance ou promover outras melhorias. “Ressaltam que como instrumento de desenvolvimento individual, o coaching é um processo flexível, mas é fundamental que ele parta de uma estrutura básica. A ausência de uma metodologia leva o risco de perda de foco e, consequentemente, de efetividade”.

A especialista diz que há vários instrumentos que podem ser utilizados para facilitar a auto percepção, e podem mudar de acordo com a abordagem de trabalho de cada profissional, e todos os mecanismos válidos têm seu próprio viés de condução. Os objetivos e prazos do coaching variam caso a caso. Mas independentemente do modelo a ser adotado, deve ser estabelecido, desde o inicio um acordo entre as partes envolvidas, que contemple as expectativas e os objetivos do trabalho.


Valquiria é Coaching, formada pela ICI – Integradet Coaching Institute desde 2017, Consultora de Carreira Formada pela FIA – Fundação Instituto de Administração desde 2016 e Membro do ECAR- Escritório de Carreira da USP. Ela atua na área de Carreiras e profissões e, depois de mais de 30 anos no mercado financeiro em grandes instituições, fez transição de carreira, onde procurou aliar experiência com técnicas aprendidas na pós graduação e cursos de coaching.

Entre as dificuldades da profissão, ela salientou que está a falta de conhecimento e valorização, ao mesmo tempo em que, pessoas leigas, se dizendo coaching, vulgarizam o termo. "Hoje existe coaching para tudo". Valquiria salientou também que a função exige um alto investimento na capacitação.

Serviços:

Contato: Cel. (11) 98134.7750 e-mail: valsmferreira@hotmail.com

site: valferreira@com.br

Linkedin: valquiriaferreira37


14 visualizações0 comentário
bottom of page