top of page

No primeiro dia de fevereiro acontecerá em Holambra a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2019



O evento, que acontece em parceria da prefeitura com o Hemocentro de Campinas, ocorrerá a partir das 8h até o meio dia nas dependências do Salão da Terceira Idade.

“Nossa expectativa é que esse ano o número de doadores cresça ainda mais. Temos pessoas muito solidárias em Holambra, que participam sempre. E o número de novos adeptos vem crescendo ano a ano”, destacou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Todos podem trazer amigos, colegas de trabalho e familiares para participar”.

Para doar, basta apresentar um documento de identidade com foto e respeitar requisitos básicos – entre eles, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra.

Requisitos básicos

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 60 anos de idade.

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Impeditivos

– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez.

– Espera mínima de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

– Vacina contra gripe: espera mínima de 48 horas.

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Quem tomou recentemente a vacina contra a Febre Amarela também deve ficar alerta. O tempo de espera para poder doar é de quatro semanas.

Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes. Todo o sangue coletado ao longo da campanha será distribuído gratuitamente a hospitais públicos e filantrópicos da região. “É um procedimento rápido, de cerca de 10 minutos, e sem riscos aos doadores”, assegura o diretor.


13 visualizações0 comentário
bottom of page