top of page

A arte das mandalas ganham espaço na decoração no isolamento social


Os hindus e budistas as utilizam como um instrumento de meditação e como um meio de comunicação entre os mundos externo e interno. Psicanalistas defendem que elas representam o desejo inconsciente de organização interna e, portanto, a cura.



Apesar de serem mais identificadas com as religiões budista e hinduísta, as mandalas podem ser vistas nos mais diversos cultos e localidades. Os primeiros registros datam do século VIII, no Tibete. No mesmo período, outras representações foram encontradas na Índia e na China e, pouco tempo depois, no Japão. Os nativos americanos também faziam uso do círculo em rituais. Mais tarde, entre os séculos XVI e XVIII, a Igreja passou a utilizar o desenho em pinturas e vitrais de construções importantes. As mandalas são desenhos geométrico criados partir de um centro na forma de círculo. Universalmente elas representam a harmonia e simbolizam o ciclo da vida, o desenvolvimento espiritual o equilíbrio e a cura. São associadas à meditação.


É cada vez mais comum encontrar mandalas na decoração de varandas, jardins, salas de estar e de jantar, dormitórios e até nos ambientes comerciais. Não por acaso a procura por elas tem aumentado nesse período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavirus. Tanto que os artistas plásticos e artesãos da Holambra by Designers, a loja conceito que funciona no boulevard da Cidade das Flores, criaram até uma nova coleção com diferentes sugestões de mandalas.


Simbolicamente, as mandalas representam a procura pela paz interior e um auxílio para a meditação. A palavra vem do sânscrito e significa “círculo”, sempre presente no centro de cada desenho que inclui outras formas geométricas. As cores, as formas, os símbolos e outros elementos de cada mandala têm uma relação direta com as emoções, pensamentos, crenças e sensações. Por isso, são consideradas ferramentas terapêuticas para atrair abundância, amenizar conflitos, resgatar a criatividade e a inteligência emocional e alinhar a conexão com a própria consciência.


Sobre a Holambra By Designers


Os artistas plásticos e artesãos são sempre bem-vindos para apresentar ideias e sugestões de artigos utilitários, para decoração ou para presente. A loja também está aberta aos produtos criativos elaborados pelas entidades assistenciais e filantrópicas, para auxiliá-las em seus projetos de geração de renda.



Holambra by Designers é uma loja conceito que tem como diferencial a valorização do trabalho produzido por artistas plásticos e artesãos, principalmente da região de Holambra. Localizada na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra. Informações pelo telefone (19) 3802-8044.




36 visualizações0 comentário
bottom of page