top of page

A arte de se estudar Direito


Prof. Marcelo Fortuna destaca os motivos pelos quais essa profissão é tão importante para a sociedade



Por que cursar a faculdade de Direito? Afinal, é tão simples consultar uma lei e descobrir os deveres e direitos que eu tenho, não é? Nas redes sociais, encontramos muitas pessoas sem qualquer formação jurídica criticando decisões judiciais, leis e a própria Constituição. Então, qual seria o sentido de cursar por cinco anos a faculdade de Direito?


O primeiro passo para essa resposta é: o que é o Direito?

Essa pergunta é fundamental. Muitos dedicam suas vidas para formular uma resposta racional sobre o que seria o Direito e mesmo assim não a encontram.

A única certeza que temos é que o DIREITO NÃO É SINÔNIMO DE LEI.


O Direito é o produto de nossa cultura. Na essência, o que importa não é sab

er o conceito de Direito, mas sim o que ele pode fazer para a sociedade. O Direito deve buscar a tolerância, o desenvolvimento, a dignidade, o respeito, a solidariedade, a igualdade e, principalmente, a mudança daquilo que está errado! Ora, o Direito não pode se contentar com o que é errado. O Direito deve corrigir o errado. Nós, juristas, devemos ser operários da reconstrução dos valores constitucionais, da dignidade, liberdade, igualdade e fraternidade.


Se o sistema não funciona, devemos buscar soluções. Se a democracia é falha, precisamos desenvolvê-la. Se a Constituição não tem efetividade, vamos alcançá-la. Se há violência, vamos semear a paz. Se há criminosos, vamos incrementar ressocialização. Se há destruição do meio ambiente, devemos preservá-lo. Se há pessimismo, vamos disseminar otimismo.

E é aqui que se insere a FACULDADE DE DIREITO. É na faculdade que aprendemos não só as respostas, mas como chegamos a elas. É na faculdade que aprendemos o caminho, o raciocínio, o senso crítico, enfim, as consequências de nossas ações.


No Grupo UniEduK, buscamos desenvolver o Direito como ele é: mais humano que legal, mais prático que racional, mas real do que ideal. Por isso, valorizamos a sala de aula, a relação aluno e professor. A aula tem vida, pois é participativa, dinâmica e apaixonante. Nesse momento, somos levados à reflexão, ao debate, ao conhecimento de temas instigantes que nos fazem nutrir um sentimento especial por uma sociedade mais justa.


Portanto, voltando à pergunta inicial: por que fazer Direito? Porque o Direito é uma arte e não uma mera técnica, que se consolida nas reflexões e críticas feitas em sala de aula. Porque o Direito é uma virtude, uma habilidade que se desenvolve na experiência diária. Porque o Direito é vivência e não mera burocracia. Porque, com o Direito, podemos melhorar a sociedade que vivemos. E por que fazer parte do Grupo UniEduK? Porque aqui sabemos que Direito não é sinônimo de Lei e estamos preparados para desenvolver as competências necessárias para o atual mercado de trabalho.


Marcelo Forli Fortuna. Juiz de Direito. Ex-Promotor de Justiça. Graduado, Mestre e Doutorando em Direito pela PUC/SP. Gestor acadêmico do curso de Direito do Grupo UniEduK.




20 visualizações0 comentário
bottom of page