top of page

A versatilidade do queijo: torta doce

Coluna Simples e Sofisticado

Nestes tempos atribulados de avalanches de notícias, com profundidade e conhecimento bastante questionáveis, onde a quantidade muitas vezes atropela a qualidade, fica difícil se posicionar, em meio a intensa onda de informações.

No quesito alimentar, estas informações excessivas, trazem muitas coisas boas, mas também acabam confundindo frequentemente, pois notícias são publicadas, muitas vezes sem pesquisa suficiente, ou com pouca comprovação científica, pois muitas ainda se encontram em fase de estudos e são literalmente arremessadas nas redes é um salve se quem puder.

Nessa alta rotatividade de informações, alimentos que sempre foram consumidos normalmente, podem muito facilmente se transformar em vilões e vice-versa, momento delicado onde devemos nos manter atentos e não tomar decisões levianas, frutos de modismos momentâneos.

Realmente existem pessoas que tem severas restrições a glúten, lactose, açúcares, gorduras, carnes... e dentro deste contexto todo cuidado é pouco, no mais, a busca deve ser sempre pelo equilíbrio, evitando todo tipo de excessos.

Seria uma pessoa muito infeliz se tivesse restrições a lactose, principalmente porque adoro queijos de todos os tipos e procedências e não me imagino vivendo sem poder usufruir deste, especial sabor.

O queijo além de ser delicioso quando consumido ao natural é um grande aliado da culinária e ícone absoluto numa diversidade enorme de pratos, em diversas culturas gastronômicas.

A receita desta semana vem de sabor doce, para tentar adoçar um pouco a vida dos brasileiros, que começam a ficar cansados, de esperar pela luz do final do túnel, que teima em não aparecer.



INGREDIENTES DA MASSA:

100Gr de manteiga sem sal, ou margarina culinária

1 Ovo

1 Xícara de farinha

3 Pitadas de fermento em pó

1 Pitada de sal

PREPARO:

Corte a manteiga, ou a margarina em cubos, coloque numa bacia, junte o ovo, a farinha, o fermento e o sal e misture bem.

Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível (30 cm de diâmetro) com a massa.

Coloque um saco plástico em volta e leve à geladeira por 30 minutos.

INGREDIENTES DO RECHEIO:

250 Grs. de queijo minas fresco

50 Grs. de queijo minas curado

4 Ovos

300 ml de creme de leite fresco

1 Colher sopa de essência de baunilha

1 Pitada de sal


PREPARO:

Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador, até obter um creme homogêneo. Reserve.

Retire a forma da geladeira, tire o saco plástico, faço furos na superfície com um garfo e cubra a massa com papel manteiga, espalhe grãos de feijão por cima (para impedir o crescimento da massa) e asse em forno médio preaquecido por meia hora.

Retire então do forno (mantenha o mesmo ligado), tire o papel manteiga e os feijões, cubra com o creme de queijo e asse por mais meia hora, ou até dourar.

Sirva e se delicie!

RENDIMENTO: 8 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Chás, cafés...

Vinho do Porto!

DICA: Se quiser um sabor um pouco mais picante, substitua o queijo minas fresco por ricota.

NOTA: Esta torta versátil, pode ser servida tanto quente, quanto fria, dois prazeres distintos, que recomendo serem testados.

Bom apetite!

7 visualizações0 comentário
bottom of page