top of page

Alunas da Rede Municipal de Holambra são semifinalistas do “EPTV na Escola”

O tema proposto este ano para o projeto é “Fake News: quando a mentira parece verdade”




Duas alunas da escola municipal Parque dos Ipês são semifinalistas da 20ª edição do “EPTV na Escola”. Elas tiveram suas redações escolhidas por jornalistas da emissora afiliada da Rede Globo de televisão. O tema proposto este ano para o projeto é “Fake News: quando a mentira parece verdade”.

A estudante Ludmila Mayumi Hidaka recebeu a notícia de que seu trabalho tinha sido selecionado por meio de uma amiga. “Fiquei sem acreditar e super feliz em ter conseguido”, falou a menina, de 15 anos. “Procurei abordar o tema de uma forma diferente, por meio do Mito da Caverna, de Platão, como se nós fôssemos prisioneiros e, as informações, sombras na parede”, contou. “Foi uma experiência muito legal e única poder participar desse projeto, que me incentivou a buscar melhorar cada vez mais a minha escrita”.

Trabalhando o título “A mentira em seu devido lugar”, a aluna Priscila de Oliveira Camilo, de 14 anos, também teve sua redação selecionada para esta etapa do projeto. “Abordei que muitas pessoas entram em sites que não são confiáveis, disseminam a mentira e, com isso, são prejudicadas”, explicou. “Espero que eu seja uma das dez classificadas e como consequência receba o prêmio e dê essa alegria para a nossa escola”.

“Trata-se de um tema atual, importantíssimo e que precisa ser amplamente discutido”, comentou o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira. “É um grande orgulho que duas das três redações semifinalistas de Holambra sejam de alunas da rede pública municipal de ensino. Não só nossas estudantes, mas também nossos profissionais estão de parabéns”.

Durante o período preparatório para participação nesta iniciativa da EPTV, alunos holambrenses assistiram a palestra do jornalista e especialista em marketing Edinho Baffi sobre o tema proposto. A aula foi programada pelo departamento de Educação com o objetivo de aprofundar o conhecimento e despertar o interesse dos estudantes sobre o assunto.

Na região de Campinas o “EPTV na Escola” envolve cerca de 30 mil estudantes do último ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual, de escolas particulares, do Serviço Social da Indústria, o SESI, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na próxima etapa, uma comissão formada pela EPTV irá selecionar os 10 melhores trabalhos. Os alunos escolhidos farão uma reportagem com a equipe da emissora e vão levar, além de certificado de participação no concurso, um televisor HD. Professores orientadores, diretores e a unidade de ensino também serão premiados. A cerimônia está prevista para o dia 22 de novembro.

52 visualizações0 comentário
bottom of page