• Da redação

Alunos da UniFAJ conhecem processo de fabricação de cervejas artesanais


Um grupo de alunos da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) teve a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de fabricação de cervejas artesanais. Acompanhados do coordenador da Escola de Negócios da UniFAJ, professor Rogério Gomes, os estudantes de vários cursos visitaram no sábado (18 de maio) a sede da nanocervejaria Toca da Mangava, no distrito de Sousas, em Campinas.

Os visitantes foram recebidos pelo sócio-proprietário da empresa e cervejeiro Alfeu Júlio, que os levou ao setor de produção e explicou como são produzidas as cervejas da Toca. O engenheiro de alimentos ainda mostrou as matérias primas para a fabricação da bebida e ofereceu uma degustação diretamente da fábrica.

A história da Toca da Mangava foi contata aos universitários pelo diretor da UniFAJ e também sócio-proprietário da cervejaria, professor Flávio Fernandes Pacetta. Ele falou o início, da origem do nome, dos estilos de bebidas que a Toca fabrica, e ainda destacou através de números o crescimento do mercado de cerveja nos últimos anos no Brasil.

Toca da Mangava produz uma carta extensa fixa de cervejas artesanais. São elas: Pretty Woman (uma blonde ale, a cerveja de linha mais leve, de introdução ao universo das artesanais), a Summertime (american pale ale, aromática, com adição de lúpulos americanos em dry-hopping), a Body and Soul (belgian blonde ale, a mais alcoólica, com 7% ABV e aromas frutados e de especiarias, decorrentes da fermentação) e a Black Bird, uma smoked porter com 6,2% ABV. Tem também a "1961", American IPA e o chope Lager Misty.

No campo das sazonais são produzidas a MOVE! (com adição de acerola para o verão), a Mr. Rabbit (porter com cacau), na Páscoa; Fly me to the Moon (barley wine), no inverno; Litlle Darling (witbier), na primavera; a Haloween, cerveja com abóbora, cravo, canela e noz-moscada, produzida em outubro; a Great Celebration (final de ano) e a Doce Pimentinha (que tem como base o estilo belga saison, com adição da pimenta rosa e melado de cana).



A Toca da Mangava fica à Av. Cel. Alfredo Augusto do Nascimento, 2000, na Fazenda Belmonte, entre Sousas e Joaquim Egídio. Informações: 19 3258 7688 ou contato@tocadamangava.com.br. Acesse: www.tocadamangava.com.br

12 visualizações