top of page

Aprenda brincando sobre o Coronavírus e COVID-19



1. O que significa COVID-19?

COVID-19 é a abreviação em inglês do nome ``COrona VIrus Disease-2019´´, COVID-19. Na tradução para o português ficou conhecido como COrona rus Doença-2019, COVÍD-19. Então COVID-19 é nome de doença causada por um coronavírus. Abaixo vamos ver em mais detalhe o que é vírus, o que é um coronavírus e que tipo de doença causa.

2. O que significa SARS-CoV-2?

O vírus específico que causa COVID-19 é chamado SARS-CoV-2. Este variante de vírus foi notado em público pela primeira vez no mundo em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.



3. O que é coronavírus?

Coronavírus é um grupo de vírus que pode causar gripe. Aproximadamente 20% das gripes que existem por aí são causados pelo grupo coronavírus. O vírus que causa a COVID-19 é deste grupo e é chamado SARS-CoV-2.

Vinte por cento (20%) significa 20 pessoas a cada 100 pessoas ou 2 a cada 10 pessoas.

Coronavírus é um pedaço de proteína com informações de ‘como fazer coronavírus’. Coronavírus é coberto por uma camada de gordura. Seres vivos precisam de proteínas, principalmente para fazer células, alterar velocidade de reações no corpo e para a defesa do corpo contra doenças.

O vírus não consegue fazer nada sozinho. Ele necessita de células hospedeiras para continuar existindo. Os vírus entram nas nossas células e as manipulam para se replicarem.

Felizmente temos no nosso corpo um sistema de defesa, o sistema imunológico. Este sistema age de forma inteligente contra o agente estranho no nosso organismo. Uma vez em contato com este vírus, o nosso corpo produzirá naturalmente células de memória. Essas irão auxiliar no sistema de defesa e combate ao vírus de maneira mais eficaz quando eventualmente formos expostos novamente a ele.

4. Onde originou a COVID-19?

As primeiras pessoas que foram infectadas visitaram uma feira de animais em Wuhan. Wuhan é uma cidade populosa na China, no continente da Ásia, e possui vários animais que potencialmente são hospedeiros de diversos tipos de vírus. Neste caso, COVID-19 provavelmente venha de morcegos infectados. Há hipóteses que os morcegos não infectaram as pessoas diretamente, mas possivelmente passaram a doença para os animais domésticos que possivelmente infectaram pessoas. Até o momento não há prova que os nossos gatos e cachorros e outros animais domésticos são hospedeiros e transmissores do vírus que causa a COVID-19. Ao contrário, é mais provável que quem está com o vírus ativo, pode infectar os animais, como provavelmente aconteceu com um cachorro na China, na cidade de Hong Kong. Seu dono estava infectado e talvez usou um lenço. Depois, possivelmente, o cachorro farejou esse lenço contaminado com o vírus, podendo também ter ficado infectado.

5. Quanto tempo demora para saber se você está com o vírus?

Pode demorar alguns dias antes de perceber que você está infectado, normalmente de 1 a 12 dias. Leva-se um tempo para que o vírus se manifeste no organismo. Esse período é chamado de tempo de incubação e é possível estar contaminado com o vírus sem sentir sintomas nenhum. Por isso é tão importante ficar em casa e evitar contato com outras pessoas. Assim, diminuirão as chances de novas contaminações.

6. Quais são os sintomas da COVID-19?

Os sintomas são iguais aos de outras gripes: febre, tosse, canseira, dor de garganta e dor ao respirar e até dificuldade para respirar.


7. Durante quanto tempo pacientes com COVID-19 podem passar o vírus para as outras pessoas?

Pacientes com COVID-19 podem espalhar o vírus de 24 a 48 horas antes do início de sintomas e de 3 a 4 semanas após o início de sintomas. Neste período pacientes com COVID-19 podem contaminar outras pessoas. Por isso a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do governo para ficar em casa e ficar isolado por mais duas semanas após o fim dos sintomas.

8. Como você pode ser infectado pelo vírus que causa a COVID-19?

O vírus que causa a doença COVID-19 é disseminado através de gotas de saliva que são expelidas ao tossir. Também por gotas de coriza que também são expelidas ao espirrar. Contato físico com pessoa infectada também facilita o contágio. Contato com superfícies contaminadas e posteriormente levando as mãos aos olhos, nariz ou boca potencializam o risco de contaminação, mas é menos comum.

9. O que podemos fazer para nos prevenir contra a COVID-19?

* Evite contato físico com pessoas que tenham sintomas de gripe.

* Evite contato físico com pessoas que possam ter gripe sem saber.

* Evite contato físico com pessoas se você está ou pode estar gripado.

* Para conseguir evitar os contatos mencionados acima, fique em casa.

* Lave as mãos antes de tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos.

* Lave as mãos depois de ir ao banheiro. (isso você já fazia, né?)

* Lave as mãos regularmente com água e sabão.

* Use máscara para cobrir nariz, boca e queixo ao sair de casa.

* Lave as mãos após tocar em objetos em espaços públicos.

* Evite estar em grupos de pessoas.

10. Por que preciso ficar em casa, em quarentena?

O SARS-CoV-2 é muito contagioso. O que quer dizer que é fácil para ser infectado.

Para comparar a multiplicação de diferentes vírus usa se o numero “R0”, o número médio de casos que uma pessoa infectada causa durante seu período contagioso. Veja na tabela abaixo como algumas doenças causadas por vírus assim se comparam, inclusive COVID-19.

Doença

Número médio de pessoas contaminadas por pessoa doente

Ebola, 2014 1.51 a 2.53

H1N1 Influenza, 2009 1.46 a 1.48

Influenza sazonal 0.9 a 2.1

Sarampo 12 a 18

MERS Aproximadamente 1

Polio 5 a 7

SARS Menos que 1 a 2.75

Varíola 5 a 7

COVID-19 1.5 a 3.5

Nos dados acima vimos que o vírus mais contagioso é o do sarampo com 12 a 18 pessoas infectadas por pessoa contagiosa.

É fácil também para você infectar outras pessoas se você estiver doente com COVID-19. Uma pessoa com COVID-19 infecciona em média 1.5 a 3.5 pessoas.


A maioria das pessoas com COVID-19 se recupera sozinha. Mas aproximadamente 1.5 a 5 pessoas de cada 100 com vírus, precisam de um hospital, ficar num hospital e até internadas na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I).

Já imaginou se grandes grupos de pessoas ficarem doentes tudo de uma vez, precisando de hospital e até de Unidades de Terapia Intensiva? Teríamos falta de leitos; falta de lugares nos hospitais. Teríamos falta de médicos e enfermeiros para salvar vidas.

Ficar em casa ajuda reduzir o R0 (número médio de pessoas que uma pessoa com a doença pode causar). Ficar em casa ajuda na demora da contaminação da população. Ajuda a distribuir os casos num período mais longo de tempo, inclusive os casos que precisam de ajuda médica. Assim, espera-se que haverá quantidade suficiente de leitos em hospitais para atender a todos que os necessitam.

Por isso é preciso a quarentena, o ficar em casa, isolado de outras pessoas J

11. A COVID-19 é nociva para crianças?

Geralmente, as crianças são menos afetadas pelo vírus. Se você está se sentindo mal é importante que comunique a um responsável, por exemplo, pai, mãe, avó ou outra pessoa que cuida de você, para que essa venha a entrar em contato com os agentes de saúde.

A orientação para Holambra é somente ir ao posto de saúde municipal no centro da cidade se tiver dificuldade de respirar.

12. O que acontece se você ``pegar´´ o coronavírus?

Qualquer pessoa infectada pelo coronavírus precisará ficar em isolamento total durante o período com sintomas e depois mais 14 dias, ou seja, durante duas semanas após termino dos sintomas. É muito importante evitar ao máximo o contato com as outras pessoas, até mesmo com a própria família.

Se os sintomas se agravarem, a pessoa terá que ir ao hospital para receber maiores cuidados.

13. Existe um remédio ou vacina contra a COVID-19?

Ainda não existem remédios e nem vacina contra a doença COVID-19. Provavelmente vai demorar mais de um ano.

Alguns medicamentos podem funcionar, mas ainda estão sendo testados.

A maioria das pessoas se recupera sem a necessidade de tratamentos especiais.

14. Existe uma previsão para o fim da pandemia?

É difícil sabermos quando irá acabar tudo isso, pois se trata de um vírus novo, portanto existem poucos estudos e informações concretas sobre o vírus SARS-CoV-2. Quanto à gripe COVID-19 que este vírus causa, ainda não sabemos quando uma epidemia começará e terminará a cada ano.

O ciclo natural de um vírus pode ser visualizado num artigo através do link abaixo. Após o acesso, ``desce´´ um pouco no texto para chegar num vídeo. Trata-se de uma simulação do que acontece com uma pessoa doente numa cidade de 200 habitantes.


Cientistas acreditam que o vírus desaparecerá no final de agosto, mas não há certeza.

Pode ser que o coronavírus desapareça quando chegar à primavera ou verão. Também é possível que o vírus volte no próximo outono.

Uma coisa está certa, precisamos aprender com essa pandemia para termos uma vida melhor depois dela! Uma vida melhor que antes.

15. O que é uma epidemia?

Fala-se de epidemia quando muitas pessoas ficam doentes em várias regiões e cidades dentro de um curto período de tempo.

Surto é quando o número de pessoas com uma mesma doença aumenta numa região, geralmente bairros e cidades.

16. O que é uma pandemia?

No dia 11 de março deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma pandemia. Isto é, a OMS reconheceu que a partir deste dia a COVID-19 existe em vários países e regiões do mundo.

Anne-Marie van Logchem Holman gerente da empresa Dessa Consult*, de Holambra, conta com um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido em parceria com as escolas municipais.


Receba gratuitamente informações e atividades para crianças de 9 até 13 anos, basta entrar em contato:

dessaconsult.annemarie@gmail.com ou pelo Whats (19) 99855-9151


*Dessa Consult empresa de pesquisa e consultoria agronômica


Coronavírus & COVID-19. Sites para crianças que você pode consultar para tirar dúvidas:

Bibliografia

50 visualizações0 comentário
bottom of page