top of page

Atividades para as Crianças na Quarentena




A condição de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus fez com que as famílias ficassem confinadas em casa, e para que o tédio não ocasione mais estresse, novas rotinas estão sendo estabelecidas por meio de atividades , como divisão das tarefas do lar e elaboração de brincadeiras com as crianças afim de poderem estimular no desenvolvimento motor, emocional e cognitivo - termo usado para se referir à aquisição de conhecimento.


As atividades de pinturas e desenhos além de serem ótimos para despertar a criatividade da criança, também beneficiam o sistema motor, visto que a mesma estará desenvolvendo mais os movimentos de coordenação motora, e também o seu sistema emocional por meio das expressões que ficarão ali nas obras de arte. Assistir filmes, ouvir histórias e brincar com jogos como xadrez e videogames, são ótimas ferramentas para se trabalhar e beneficiar o sistema cognitivo, pois estimulam a aprendizagem.


Muitas outras atividades como montar cabana, peças de teatro e cinema improvisado por meio do celular, são ideias muito bem-vindas e criativas para serem aplicadas.

IDEIAS CRIATIVAS


- Pinturas e desenhos: Podem ser usados giz de cera, lápis de cor ou até mesmo guache para entreter a criançada

- Filmes e Jogos: Podem ser novos ou antigos que serão de grande valia.

- Teatro e Cinema: As funções de elaboração de roteiro, filmagem e personagens podem ser dividas com cada pessoa da casa.

- Ouvir histórias: Os pais podem contar histórias as crianças como também procurar referências no canal You Tube selecionar o conteúdo e deixar as crianças ouvindo.

- Montar cabana: Pegue alguns lençóis e com ajuda de cabos de vassouras ou outros tipos de matérias como os próprios móveis da casa e prenda-os nas pontas com prendedores ou barbantes.

A imaginação da criançada não tem limites e mesmo com a quarentena é possível criar e recriar um ambiente produtivo para que elas continuem o seus processos evolutivos de aprendizado e ao mesmo tempo preenchendo os espaços ociosos pela mudança abrupta da rotina ocasionado pela pandemia.

=

113 visualizações0 comentário
bottom of page