top of page

Bombeiro de Holambra dá dicas para evitar incêndios em épocas de seca

Entrevista com Carlos Serrano, responsável pelo grupo de Bombeiros Voluntários de Holambra



Estamos na primavera, tempo de renovação das plantas e folhas. O tempo seco, combinado às altas temperaturas e o acúmulo de folhas e mato seco são sem dúvida um prato cheio para incêndios em terrenos e matas. "É uma época onde a incidência de fogo espontâneo também aumenta", afirma Carlos Serrano, responsável pelo grupo de Bombeiros Voluntários de Holambra. Para tentar driblar alta probabilidade de incidentes com fogo, o bombeiro dá as três dicas mais importantes de como se proteger contra o fogo e facilitar o trabalho da corporação:


1. Aceiro



Aceiro, atalhada ou sesmo é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios. O objetivo é fazer uma linha de proteção que não deixa o mato externo, de rodovias e outros terrenos, acessem a propriedade. "Fazer isso é importante para facilitar o acesso do caminhão dos bombeiros até os locais com mata fechada", afirma Carlos Serrano. Para ele, este é o primeiro cuidado que um proprietário deve ter ao adquirir um terreno ou área em zonas de risco.


2. Quando for preciso fazer uma queimada programada

"Sabemos que, em muitas fazenda, há necessidade de fazer queimadas programadas e controladas, principalmente por questões de controle de pragas como o Greening", explica Serrano. Entretanto, ele orienta que os produtores que precisarem realizar esse procedimento o façam com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).É imprescindível que os bombeiros Voluntários de Holambra também sejam avisados para ficarem em alerta.


3. Reservas de água

"Parte das ocorrências que atendemos são em áreas em que não sabemos onde existem reservatórios de água", conta Serrano. Por isso, a dica mais importante para facilitar o trabalho do bombeiro é informar onde eles podem encontrar água. "Ao chamar o socorro, dê essa dica para o bombeiro", pleiteia.

Ele afirma que, nestes casos, os caminhões pipa tem os ajudado bastante e agradece quem se dispões a auxiliar nas ocorrências em Holambra.


Outras dicas para evitar incêndios:


43 visualizações0 comentário
bottom of page