top of page

Bombeiros Voluntários de Holambra pedem colaboração dos moradores

Foram 12 atendimentos este ano, sendo o último em área que apresentou focos de incêndio anteriormente



Época de estiagem, assim como o inverno, desperta um alerta entre os bombeiros: os incêndios são mais comuns neste período mas, muitas vezes, poderiam ser evitados com alguns cuidados dos moradores.


Este ano, informou o coordenador dos Bombeiros Voluntários de Holambra, Carlos Serrano, o grupo já atendeu 12 chamados, sendo um deles em uma residência, quando fizeram toda a preparação para a chegada dos Bombeiros Militares, já que não estão autorizados a entrar em incêndios estruturais (residências, prédios, construções em geral). “Nós estamos treinados e autorizados para incêndios em vegetação, alagamentos, queda de barreiras e podemos ajudar o serviço público de primeiros socorros se formos acionados”, reforçou Serrano.


Entre os atendimentos, avaliou o coordenador, há possíveis casos em que o fogo pode ter iniciado de forma intencional “para economizar com roçadas e elaboração de aceiros” e acabou fugindo ao controle. “Porém, não descartamos a questão de bitucas de cigarro e outros meios de geração de chamas de forma não intencional”.





No último domingo, dia 27, o grupo foi chamado por volta das 19h para controlar o incêndio em uma propriedade que faz divisa com Artur Nogueira. “Os incêndios são reincidentes nesta propriedade e com alto grau de perigo, pois ela faz frente para a rodovia e conta com plantação de cana”, disse, ao reforçou que fogo próximo a rodovias pode causar acidentes devido à fumaça e quando atinge plantação de cana fica difícil de ser controlado.




“Especificamente naquele local, existem famílias que moram às margens da plantação e podem ficar totalmente expostas às chamas fora de controle. No domingo, o fogo chegou até a cana, mas com a equipe dos bombeiros voluntários e com os profissionais da Prefeitura, conseguimos retomar o controle”, disse, ao citar a “bravura e determinação de pessoas que colocaram a vida literalmente em risco para o sucesso da missão”, como foi o caso, entre outros, do BV Jurgen Frade.


Como ajudar

Serrano voltou a apontar que a ajuda da população é fundamental para reduzir os focos de incêndio e as atitudes são simples: em casa, realizando a troca e manutenção de mangueiras e registro do gás, não acendendo chamas e não deixando crianças sem supervisão de adulto e nem realizando controle de animais. “Além dos incêndios, tivemos ocorrências com animais em árvores e queda em poço”, exemplificou. Para quem mora em sítios e fazendas, as dicas são manter o mato sempre baixo, realizar aceiros em volta de matas e estufas, ter pontos de reabastecimento de água e, nas épocas mais críticas, disponibilizar tratores com bombas de água.


Sede e encontros

O grupo se reúne para treinamentos todas as segundas-feiras, das 18h30 às 22h30, na ACE. Serrano ressaltou que a Prefeitura já cedeu um terreno para a construção da base dos Bombeiros Voluntários, o que irá “nos ajudar muito na logística e rapidez para o atendimento às emergências”. “Já estamos realizando a topografia e iremos iniciar as obras”. Atualmente, os equipamentos usados para atender as ocorrências são guardados com diversos bombeiros.

Helga Vilela

313 visualizações0 comentário
bottom of page