top of page

Campanha Nacional de Multivacinação acontece durante todo o mês de outubro


Em Holambra a Campanha de Multivacinação teve início hoje e seguirá até dia 30 de outubro.




O público-alvo é formado pelas crianças a partir de um ano até adolescentes menores de 15 anos. Adultos de 20 a 49 anos também poderão receber a dose contra sarampo neste período.

A enfermeira responsável pelo setor de vacinas em Holambra, Wilma Gomes, destacou a importância desta mobilização para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes, principalmente em uma época em que doenças que tinham sido erradicadas e que contam com prevenção, como o sarampo, estão de volta. “As pessoas estão procurando as vacinas nos PSFs, mas em Holambra, assim como em várias outras cidades, esta adesão oscilou um pouco devido à pandemia. Por isso é importante esta campanha de atualização, pois as vacinas evitam que a criança seja comprometida com uma doença que já tem prevenção”, reforçou, ao frisar que vírus já exterminados, como o sarampo, voltou e “mesmo a paralisia, extinta em nosso país” ainda faz vítimas em outros países e o vírus pode chegar ao Brasil se a cobertura vacinal não for eficaz.


Vacinas

A única vacina oferecida pela rede pública que não integrará a campanha é a BCG (contra tuberculose), uma vez que é destinada aos recém-nascidos. Todas as demais – como Hepatite A e B, Rotavírus, Meningite C, Tríplice Viral e HPV – estarão disponíveis para atualização. “Os pais devem levar a carteira de vacinação de seus filhos, pois auxilia a atualização das vacinas. Já os adultos, caso tenham perdido o documento, devem ir até o PSF para avaliação, principalmente porque a vacina de sarampo é indiscriminada para parte do público adulto”.

Wilma explicou que a vacina contra poliomielite será indiscriminada (todas recebem o reforço) para crianças entre 1 ano até 4 anos. E para todas as crianças, a partir de 1 ano, farão a atualização das demais vacinas. Já os pré-adolescentes (meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 11 anos) e adolescentes devem conferir se estão com o esquema vacinal completo, incluindo a dose contra HPV (contra alguns tipos de cânceres e aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, sendo que na rede pública só fica disponível para adolescentes até 15 anos). E os adultos podem aproveitar o momento – já que muitos vão levar seus filhos para a atualização – para se proteger contra o sarampo.


Local e Horário

Em Holambra, as vacinas estão disponíveis nos PSFs Santa Margarida e Imigrantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Quem mora na região do Fundão pode ir até o PSF do bairro nas tardes de terça-feira.

O Dia D da Multivacinação será no sábado, 17 de outubro, quando os PSF Santa Margarida e Imigrantes disponibilizarão as vacinas das 8h às 16h (sem intervalo).

Helga Vilela

28 visualizações0 comentário
bottom of page