top of page

CARDÁPIO SANTO: GNOCCHI DE TOMATE SECO!

Coluna Simples e Sofisticado

Nem a chegada oficial do inverno arrefeceu os folguedos juninos, com suas festas multicoloridas e repletas de comidas típicas, que se espalham por todo território nacional, no ritmo alegre e dançante dos xotes e baiões.

O mês de junho, também conhecido como o período que reverencia os santos católicos, se despede homenageando São Pedro no dia 29, mas os festejos que comemoram seu parceiro, o apóstolo João, seguirão embalando as noites frias de inverno e atiçando muitas papilas gustativas pelo Brasil afora.

Reza a lenda, que no dia de São Pedro devemos comer gnocchi, ou nhoque como é conhecido por aqui e nada mais justo, ao homenageado, do que fazer uma viagem à Itália, não exatamente a basílica, mas sim a rica e saborosa cultura deste pais.

Os gnocchis dentro do vasto cenário gastronômico italiano, fazem parte da cozinha mais simples, aquela do dia a dia, pois utilizam ingredientes simples, são comumente preparados a base de batata, podendo apresentar variações com: farinha de milho, mandioquinha, espinafre....

A receita que a coluna publica esta semana utiliza o preparo tradicional de batata, mas dá um toque de cor e sabor diferenciado com o acréscimo de tomate seco na massa, pois desta maneira pode se deixar de fora o molho e comer o prato apenas regado com azeite, folhas de manjericão e polvilhado de queijo parmesão.

Muitos dos adeptos desta tradição no dia de São Pedro, costumam colocar uma cédula de dinheiro embaixo do prato, para atrair prosperidade. Fica a dica, no mínimo, mal não faz!



INGREDIENTES:

1 kg de batatas cozidas

200 Grs. de farinha de trigo

1 Gema

12 Tomates secos bem picados

1 Colher sobremesa de sal

Azeite para regar

Folhas de manjericão ao gosto

150 Grs. de queijo parmesão ralado

3 lts de água filtrada (para cozinhar os gnocchis)


PREPARO:

Amasse bem as batatas e passe depois pelo espremedor, se tiver, para deixar bem homogêneo.

Adicione então: a farinha, a gema, os tomates secos picados, o sal e misture tudo muito bem. Numa superfície enfarinhada, forme pequenos rolos e corte em pedaços de 2 a 3 cm de comprimento e achate os com o polegar, depois com o cabo de um garfo, dê o formato de pequenas conchas, isto irá dar um toque muito caprichado ao prato.

Ferva a água com sal e quando estiver borbulhando, vá acrescentando os gnocchis aos poucos para cozinhar. Eles vêm a superfície quando estão prontos.

Repita a operação, até acabar a massa

Coloque em uma travessa, regue com azeite, distribua folhas de manjericão, espalhe queijo parmesão e se delicie!


RENDIMENTO: 6 Porções!

DICA: Sempre que for preparar gnocchis, cozinhe a batata com a casca e descasque posteriormente, isso vai deixa- lá menos aguada.

Os puristas costumam assa lá, em vez de cozinhar, pois a textura do gnocchi ficará ainda melhor!

NOTA: Os italianos costumam também algumas vezes cozinhar o gnocchi no leite em vez de água, pois isto daria uma aprimorada no sabor, dando um toque de suavidade e delicadeza!

12 visualizações0 comentário
bottom of page